Índice De Preços No Consumidor Moçambique, Janeiro 2008
A Divisão da alimentação e bebidas não alcoólicas, com uma variação mensal de preços de 2,79% positivos, foi a principal responsável para o nível geral de agravamento de preços que se verificou ao contribuir no total da inflação mensal com cerca de 1,63 pontos percentuais positivos.
A variação dos preços do Tomate (28,4), do Carvão vegetal (13,0%), da Farinha de milho (18,6%), do Coco (6,3%), da Couve (7,0%), do Esparguete (17,1%) e do Petróleo para iluminação (1,8%), teve uma contribuição no total da inflação mensal de 1,98 pontos percentuais positivos.
Relativamente a igual período de 2007, registou-se um aumento do nível geral de preços na ordem dos 13,31%. A Divisão da alimentação e bebidas não alcoólicas foi a que ditou o agravamento geral de preços, ao contribuir no total da inflação anual com cerca de 9,56 pontos percentuais positivos.
Maputo, 4 de Março de 2008