Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / INE Capacita Jornalistas em Leitura e Interpretação de Estatísticas Oficiais

INE Capacita Jornalistas em Leitura e Interpretação de Estatísticas Oficiais

Reunindo um total de 18 Jornalistas selecionados nas Províncias de Inhambane Gaza e Maputo, decorreu, de 14 a 17 de Outubro corrente, uma acção de formação de Jornalistas em matéria de leitura correcta de estatísticas oficiais. Trata-se de uma iniciativa que o INE realiza em colaboração com o Sindicato Nacional de Jornalista.
INE Capacita Jornalistas em Leitura e Interpretação de Estatísticas Oficiais

Foto Familia

A Presidente do INE, Mónica Magaua, que abriu o evento, destacou o papel dos profissionais da comunicação social como parceiros do INE na gigantesca tarefa de disseminar a informação estatística oficial, para beneficio dos utilizadores, nomeadamente as autoridades governamentais, os investidores, os pesquisadores, os estudantes, docentes, publico em geral, entre outros interessados.

Num outro desenvolvimento, a líder do INE apelou aos participantes no sentido de responderem com participação activa no processo de interacção com os facilitadores, de modo que estes possam transmitir os conhecimentos que contribuam para abordagens jornalísticas aprofundadas de matérias onde a estatística oficial assume um papel de relevo.

Por seu turno, o Secretario Geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), Eduardo Constantino, começou por destacar a relevância da parceria entre o INE e o SNJ nos esforços pela divulgação de informação realística por parte dos jornalistas. Chamou atenção a propósito, do perigo da desinformação pois esta pode contribuir para a deformação. “Um dos vossos papéis, é o de melhor informar, pois isso contribui para a formação da sociedade sobre factos reais”, destacou aquele responsável.

Dentre vários temas ministrados destacaram-se: Sistema Estatístico Nacional, censos da população, inquéritos, estatísticas demográficas e sociais, estatísticas sectoriais, estatísticas económicas – contas nacionais e preços, canais de acesso a informação estatística.

Refira-se que a iniciativa da realização deste tipo de acções, irá abranger, ainda este ano, jornalistas de todas as províncias, seguindo o modelo de realização por regiões.