Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / 2016 / Breves comentários sobre os Índices das Actividades Económicas Novembro 2016

Breves comentários sobre os Índices das Actividades Económicas Novembro 2016

Os resultados dos Índices de Actividade Económica do mês de Novembro 2016, quando comparados com os do mês anterior (Outubro), apontam para um decrescimento pouco acentuado do índice geral do volume de negócios em 0,2%, o emprego não apresentou nenhuma variação e as remunerações apontam um crescimento pouco acentuado em 0,5%.

O decrescimento do Índice geral do Volume de Negócios no mês de Novembro foi resultado da variação negativa verificada nos sectores da indústria com 7,5% e do comércio com 0,2%. Os sectores dos transportes, da energia, do turismo, e outros serviços registaram variações positivas no volume de negócios, em 6,0%, 5,3%, 3,0% e 2,2% respectivamente.

Quanto à variação do Índice total do emprego, esta foi nula, isso devido às variações positivas verificada nos sectores dos transportes, comércio com 4,4% e 0,8% rescpectivamente, e tambem pelas variações negativas nos sectores da indústria e turismo em 3,1% e 1,1% respectivamente.

Em relação às Remunerações, comparativamente ao mês de Outubro de 2016, o mês de Novembro apresenta uma variação positiva pouco acentuada em 0,5%. Esta variação é resultado das variações positivas dos índices verificada nos sectores dos transportes,

outros serviços, comércio e turismo com 4,7%, 1,2%, 0,5%, 0,1% respectivamente. O sector da indústria foi o único que apresentou uma variação negativa de 3,1%.

Comparando com o mês de Novembro de 2015, os índices globais de Novembro de 2016 registaram um aumento de 5,9% para o volume de negócios, uma redução no emprego e nas remunerações em 1,5% e 12,2% respectivamente.

Maputo, 01 de Fevereiro de 2017