Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / 2016 / Celebra-se Dia Mundial de Estatística

Celebra-se Dia Mundial de Estatística

Sob o lema “Por uma Melhoria de Dados, Para uma Vida Melhor”, celebra-se, na próxima terça-feira, 20 de Outubro em todo o mundo, o Dia Mundial de Estatística. Trata-se de uma efeméride que é assinalada desde 2010 aquando da aprovação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de uma resolução visando promover o fortalecimento e o reconhecimento da importância da Estatística para a sociedade.

O primeiro Dia Mundial da Estatística foi celebrado em mais de 130 países sob o lema "Celebrando as Realizações das Estatísticas Oficiais". Para o presente ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas, aprovou uma Resolução designando para lema das celebrações, “ Por uma Melhoria de Dados, Para uma Vida Melhor”. No quadro da mesma decisão, a Assembleia Geral daquele organismo internacional, determinou que o Dia Mundial de Estatística passe a ser celebrado de cinco em cinco anos.

 

A celebração do Dia Mundial de Estatística no presente ano, constitui um marco importante para as estatísticas oficiais; pois, coincide com a substituição dos Objectivos de Desenvolvimento do Milênio pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, bem como com os preparativos para o Programa Mundial da ronda 2020 dos Censos da População e Habitação, entre outros eventos internacionais de grande importância.

 

Neste contexto, a Assembleia Geral das Nações Unidas exortou a todos os Estados-Membros, às agências especializadas das Nações Unidas e outras organizações internacionais e regionais, bem como a sociedade civil, incluindo as organizações não-governamentais, instituições de pesquisa, mídia e todos os produtores e utilizadores de estatísticas oficiais, a celebrarem o Dia Mundial da Estatística dando ênfase particular à importância da disseminação de dados e outros indicadores, para a sua utilização para a promoção do desenvolvimento social e económico a favor dos povos.

 

Assim, o INE de Moçambique, órgão reitor do Sistema Estatístico Nacional (SEN), faz saber uma vez mais que as estatísticas oficiais de Moçambique estão disponíveis no portal do INE com endereço www.ine.gov.mz, podendo ainda ser acedidas através das redes sociais facebook, twitter e youtube Twitter  Facebook  Youtube  Estatisticas por SMS ou mesmo através de telemóvel, bastando para o efeito, enviar uma mensagem para os números 82 1020, ou 84 1020, para as operadores mCell e Vodacom, respectivamente, com as iniciais do indicador pretendido, podendo ser acedidos o PIB (digitando pib), a Inflação (digitando ipc), população (digitando pop), entre outros indicadores relevantes.

 

Por ocasião desta data, o INE usa este canal para informar ao público utilizador sobre o alargamento das formas de acesso às estatísticas oficiais, como forma de melhor aproximação ao utilizador de estatísticas oficiais, um bem público, servindo-o melhor, e reduzindo o tempo de disponibilização de estatísticas oficiais, conforme instrução de S. Excia Presidente da República, para responder às necessidade de estatísticas para melhor planificação para o desenvolvimento nacional.