Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / 2016 / INE celebrou 20 Anos

INE celebrou 20 Anos

Sob o lema “produzindo estatísticas fiáveis, de leitura fácil, relevantes e em tempo útil, todos juntos fortalecemos o Sistema Estatístico Nacional”, o Instituto Nacional de Estatística (INE) celebrou no passado dia 2 de Setembro, corrente, 20 anos da sua existência. São 20 anos de um percurso rico, marcado pela produção e disponibilização de informação estatística oficial, ferramenta importante para a planificação e monitoria do desenvolvimento socioeconómico do país.

As comemorações da efeméride, que tiveram a honra da presença do Ministro da Economia e Finanças, Dr. Adriano Maleiane, compreenderam uma série de actividades tendo contando com presença dos antigos dirigentes do INE, representantes dos Órgãos Delegados do INE, funcionários do INE aposentados e no activo, parceiros de cooperação nacionais e internacionais, entre outros convidados.

Entre outras actividades, o programa das celebrações incluiu a apresentação de uma resenha histórica relativa aos 20 anos da existência da instituição, homenagem aos antigos peresidentes da instituição, premiação dos funcionários que se destacaram ao longo dos 20 anos, menção honrosa aos parceiros de cooperação, homenagem aos funcionários falecidos, entre outras actividades.

Aprimorar relações inter-institucionais

“Nos comprometemos a aprimorar o estreitamento cada vez maior das relações inter-institucionais, quer com o órgão de tutela em representação do Conselho de Ministros (o Ministro de Economia e Finanças), quer com os diferentes parceiros do Sistema Estatístico Nacional (SEN), além do Ministério da Economia e Finanças, Banco de Moçambique, Ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano, Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Agricultura e Segurança Alimentar, Mar, Águas Interiores e Pescas, Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Transportes e Comunicações, Trabalho Emprego e Segurança Social. Nos comprometemos a manter o estreitamento e consolidação das relações com os parceiros de cooperação, com ênfase para o parceiros do Fundo Comum”, afirmou o Presidente do INE, Dr. Rosário Fernandes, falando durente a cerimónia que marcou as celebrações da efeméride.

Destacou ainda na sua intervenção, algumas das actividades que marcaram a vida do INE ao longo dos 20 anos, nomeadamente a realização dos censos da população e habitação, censos agro-pecuários, censos de empresas, inquéritos, produção de indicadores económicos, desenvolvimento dos recursos humanos, criação da Escola Nacional de Estatística, desenvolvimento institucional, estabelecimento de bases das Estatísticas Territoriais, advocacia estatística, entre outras acções.

Num outro desenvolvimento, o mais alto dirigente do INE fez referência à movimentação de quadros “por migração interna (nomeações, transferências e novas afectações”, com vista a responde aos novos desafios, suscitados pelas necessidade de conferir uma maior e melhor dinâmica à instituição.

O INE celebra a efeméride numa altura em que está a preparar a realização do IV Recenseamento Geral da População e Habitação que terá lugar em 2017 antecedido de um Censo Piloto que terá lugar no próximo mês de Outubro. Sobre este aspecto, aquele responsável disse que esforços estão a sendo envidados para que a operação obedeça aos imperativos da lei. “A realização dos censos emprega verbas avultadas com impacto no orçamento do Estado e nas remessas de parceiros de cooperação”. Destacou ainda, como pilares de execução do programa de actividades da instituição, a realização do teste.piloto do IV Recenseamento Geral da População e Habitação de 2017, a conclusão do Censo de Empresas, bem como a criação de condições objectivas para a realização do censo 2017, entre outras acções.

Importa destacar, por outro lado, que ao longo dos 20 anos, o INE realizou um total de treze (13) inquéritos a saber: Inquérito aos Agregados Familiares (IAF) – 1996/1997, Inquérito aos Orçamentos Familiares (IOF) – 2002-2003, Inquérito aos Orçamentos Familiares (IOF) – 2008-2009; Questionário de Indicadores Básicos de Bem-Estar (QUIB) – 2000, Inquérito Nacional sobre a Saúde Reprodutiva e Comportamento Sexual dos Jovens e Adolescentes (INJAD) – 2001, Inquérito à Força de Trabalho (IFTRAB) – 2005, Inquerido Demográfico e de Saúde (IDS) – 1997, 2003, 2011, Inquérito ao Sector Informal (INFOR) – 2009 e Inquérito aos Orçamentos Familiares (IOF) – 2014-2015.

O INE foi criado pelo Decreto Presidencial nº 9/96 de 28 de Agosto e é órgão executivo central do Sistema Estatístico Nacional, conforme definido na Lei n.º 7/96, de 5 de Julho a quem cabe a produção e difusão de informação estatística oficial de interesse geral para o país.