Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / 2016 / INE Realiza II Censo de Empresas

INE Realiza II Censo de Empresas

Moçambique vai realizar, a partir do próximo ano, e com a duração de um ano, o II Censo de Empresas (CEMPRE). Trata-se de uma operação estatística que tem por objectivo recolher dados sobre a estrutura e a implantação territorial da infraestrutura nacional em termos de empresas e estabelecimentos. Esta importante operação estará a cargo do Instituto Nacional de Estatística (INE) e contará com a colaboração de representantes dos principais intervenientes, entre empresários, produtores, utilizadores e fornecedores de dados estatísticos.

•    Formação de recenseadores arrancou ontem

No quadro dos preparativos desta importante operação estatística, arrancou ontem, 24 de Novembro, a formação de recenseadores para a zona sul – Maputo Cidade, Províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. Com a duração de cerca de 4 semanas, o programa de formação contempla uma variada gama de matérias, destacando-se entre elas, a Legislação estatística, Conceitos estatísticos,Classificação de Actividades Económicas, segundo a CAE-Rev2, Importância e objectivos do CEMPRE, Principais conceitos e metodologias do CEMPRE, Determinação e descrição das actividades de uma Unidade Estatística, Determinação do Volume de negócios, vendas e receitas, apresentação dos questionários de empresas, instituições sem Fins Lucrativos e respectivos estabelecimentos, entre outros.

Outra das componentes da formação consistirá num trabalho prático, que será realizado em algumas empresas. Nesses locais, os candidatos a recenseadores procederão ao preenchimento de questionários, utilizando tablets (pequenos computadores utilizados para a recolha de dados no terreno para o efeito). 

Os dados a serem apurados pelo CEMPRE irão contribuir para que as diferentes unidades económicas e sociais existentes no País, conheçam melhor a universalidade das suas actividades, tornando-se assim fácil desenhar programas cuja operacionalização possa complementar os esforços para o desenvolvimento nacional. 

Por outro lado e não menos importante, a mesma informação será utilizada para a construção/actualização do Ficheiro das Unidades Estatísticas (FUE) que contribua para melhorar a produção e acessibilidade de estatísticas económicas de qualidade indispensáveis para os utilizadores. Outro objectivo a ser alcançado com a utilização dos dados do CEMPRE-FUE, diz respeito a construção de um Sistema Integrado de Estatísticas Económicas (SIEE).

Os dados do CEMPRE servirão, não só para a construção e alimentação do FUE e do SIEE, mas também para criar bases para a produção e disponibilização de informação consistente, actualizada, harmonizada, dentro de prazos aceitáveis, para além de facilitar aos utilizadores interessados o acesso da informação estatística disponível, com recurso a soluções modernas de informação e comunicação de dados.