Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / 2016 / MAPUTO ACOLHE ENCONTRO AFRICANOS SOBRE ESTATÍSTICAS AGRÍCOLAS RURAIS

MAPUTO ACOLHE ENCONTRO AFRICANOS SOBRE ESTATÍSTICAS AGRÍCOLAS RURAIS

Moçambique vai acolher, de 17 a 21 de Novembro corrente, um Workshop Regional sobre a Implementação do Plano de Acção da Estratégia Global para o melhoramento das Estatísticas Agrícolas e Rurais em África. Promovido pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística 8INE) e do Ministério da Agricultura (MINAG), e contando ainda com a colaboração da FAO, da Comissão das Nações Unidas para África (UNECA) e do Banco Mundial, o evento irá reunir representantes de 29 países, incluindo Moçambique.

Entre os temas a serem apreciados, destaque vai para a avaliação dos progressos realizados até ao momento, formação sobre a utilização dos métodos recém-desenvolvidos, incluindo a implementação das orientações sobre como desenvolver um "Plano Estratégico para as Estatísticas Agrícolas e Rurais”, as modalidades de compilação de conjuntos de dados, nomeadamente o núcleo mínimo necessário que os países esperam produzir, o Regime de Acompanhamento e Avaliação do Plano de Acção, Proposta 2015 sobre os processo de Avaliação de cada país, e, Identificação das necessidades específicas de assistência técnica.

 

 

De acordo com a agenda do workshop, os participantes irão proceder ainda a apreciação do nível de implementação do Plano de Acção para África, no quadro da Estratégia Global de produção de estatísticas agrícolas rurais, governação, bem como em relação a componente de assistência técnica prestada pelo BAD, avaliação do nível de implementação da componente de investigação, cuja coordenação está a cargo da FAO, entre outros.

 

A agenda do evento inclui ainda a apresentação de experiências, lições aprendidas, desafios e melhores práticas, no capítulo de produção, disseminação e utilização de estatísticas agrícolas rurais. Gana, Tanzania e Uganda, serão os primeiros oradores durante a apresentação deste tema. Seguir-se-ão Quénia, Sudão e Cabo Verde, que apresentarão as suras experiências, lições aprendidas, desafios e melhores práticas no desenvolvimento das estatísticas agrícolas rurais, nomeadamente no capítulo do desenvolvimento da estratégia a seguir na implementação do processo, e o roteiro a seguir nos processos de planificação e avaliação, respectivamente.

 

Moçambique irá apresentar aos participantes a sua experiência na implementação de um Plano Estratégico de produção, disseminação e utilização de estatísticas agrícolas. Malawi e Tanzania irão apresentar igualmente a sua experiência relativa a produção, disseminação e utilização de estatísticas agrícolas rurais.