Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Sistema Estatístico Nacional avalia desempenho no 1º Semestre / “Nunca corra atrás do poder, do dinheiro, dos cargos. Que o poder, o dinheiro e os cargos, corram atrás de ti pelos teus feitos e méritos”

“Nunca corra atrás do poder, do dinheiro, dos cargos. Que o poder, o dinheiro e os cargos, corram atrás de ti pelos teus feitos e méritos”

Estas sábias palavras foram proferidas pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Rosário Fernandes, perante uma plateia repleta na sua maioria de jovens. O evento, que teve lugar no passado dia 13 de Julho corrente, foi organizado pela associação Leanding Youth Program (LYP), cujo palo foi o auditório do Edifício Sede do BCI.

A palestra propriamente dita foi precedida do lançamento oficial da associação, pela sua presidente, Aisha Adamo, uma jovem de 18 anos de idade. Dentre vários objectivos, a LYP tem como objectivo, “dar voz a jovens líderes do amanhâ”, como referia a líder para mais adiante afirmar  que ela como mulher jovem e líder, pretende inspirar mais jovens, sobretudo mulheres, a abraçar a liderança e ajudar o mundo a tornar-se um lugar melhor para estar e viver.
 
De acordo com a dirigente da LYP, a materialização deste sonho será alcançado através da realização de seminários do género, treinamento de jovens em liderança, criação de projectos inovadores, entre outras acções que se espera venham a galvanizar e inspirar a juventude.

Falando na qualidade de orador convidado, o Presidente do INE começou por congratular a LYP pela organização do colóquio sobre liderança, sobretudo por tratar-se de uma iniciativa genuína de jovens visionários, dedicados a exaltar valores para o empoderamento da juventude, nomeadamente visando a impactação positiva das suas ideias, no desenvolvimento equilibrado da família, da sociedade e da economia.
 
 A margem do encontro, Fernandes destacou que “mais do que exaltação dos predicados e valores da liderança, que o encontro sirva como mais uma oportunidade para uma reflexão sobre como alcançar diariamente o último andar de um arranha-céus de 100 pisos, sem elevador”. Rereferiu, como desafio aos líderes mais jovens, ser “mais fácil alcançar o último andar do prédio, quando somos, nós próprios, o arquitecto, o construtor e os obreiros”.
 
O Presidente do INE considerou, num outro desenvilvimento, que um líder é aquele que administra estratégias e projecta cenários futuros, com sentido de responsabilidade, sendo que a determinação, e garra constituem elementos essenciais para o alcance das soluções pretendidas. Disse a propósito que um líder deve saber partilhar e ficar atento a todos saberes. “A liderança não pode ser uma mera vontade de expressão e imaginação. “Os jovens devem ser realistas, devem ter uma visão estratégica. Não devem ser fantasiosos”.