Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Breves comentários sobre os Índices das Actividades Económicas Maio 2017

Breves comentários sobre os Índices das Actividades Económicas Maio 2017

Os resultados dos Índices das Actividades Económicas do mês de Maio de 2017, quando comparados com os do mês anterior, apontam para um decrescimento do índice geral de remunerações, volume de negócios e emprego em 2,9%, 2,6% e 1,3% respectivamente.

Com a Publicação nº 158, de Maio de 2017, de “Índices das Actividades Económicas”, o Instituto Nacional de Estatística divulga os principais resultados dos Inquéritos Mensais à Economia iniciados em Janeiro de 2004.
O objectivo desta publicação é reportar o quadro geral da evolução no curto prazo de indicadores homogéneos do sector real da economia sob a forma de números índices estruturados segundo a Classificação das Actividades Económicas de Moçambique.
Os resultados dos Índices das Actividades Económicas do mês de Maio de 2017, quando comparados com os do mês anterior, apontam para um decrescimento do índice geral de remunerações, volume de negócios e emprego em 2,9%, 2,6% e 1,3% respectivamente.
O decrescimento do Índice geral do Volume de Negócios no mês de Maio foi resultado das variações negativas verificadas nos sectores de transportes, comércio, turismo e energia com 11,7%, 3,4%, 2,7% e 0,9% respectivamente. Os sectores de outros serviços e indústria apresentaram uma variação positiva de 7,7% e 0,7% respectivamente.
Em relação às Remunerações, comparativamente ao mês de Abril de 2017, o mês de Maio apresenta uma variação negativa de 2,9%. Esta variação foi resultado da variação negativa verificada nos sectores da indústria, turismo, transportes e comércio com 5,5%, 5,5%, 0,6% e 0,2% respctivamente. O sector de outros serviços foi o único sector que apresentou uma variação positiva mas pouco acetuada de 0,1%.
Quanto à variação negativa, do índice total do emprego (1,3%), esta foi devida a variação negativa verificada nos sectores da indústria, turismo, outros sectores e comércio com 4,7%, 1,7%, 0,2%, 0,2% respectivamente. O sector de transportes apresentou uma variação positiva pouco acentuada de 0,1%.
Comparando os índices de mês de Maio de 2017, com os índices globais de Maio de 2016, estes registaram um aumento de 12,3% para o volume de negócios, 12,0% para as remunerações. O emprego apresentou uma variação negativa de 2,3%.

Ver a Publicação...

Maputo, 01 de Agosto de 2017