Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Comunicado N. 004/PINE/2018 - Os Macro-Indicadores do Standard Bank

Comunicado N. 004/PINE/2018 - Os Macro-Indicadores do Standard Bank

1. Todos os Países do Mundo, filiados no Sistema Internacional de Estatística (SIE) das Nações Unidas, e na Carta Africana de Estatística (CAE), sem excepção, obedecem a regras internacionais de Boas Práticas, Sistema Harmonizado e Convergência de Conceitos e procedimentos de disseminação e difusão de estatísticas oficiais.

2. A República de Moçambique aderiu, quer ao SIE, quer a CAE, e é reputada, como na SADC, como um dos países mais organizados no cumprimento dos Acordos Internacionais.

3. Qualquer cidadão, como pessoa singular de direito privado, como qualquer empresa, na qualidade de pessoa colectiva de direito corporativo, pode, à luz da Constituição da República em vigor, exigir o exercício dos seus plenos direitos, liberdades e garantias, nos limites fixados pela Lei Fundamental.

4. O Sistema Estatístico Nacional (SEN), instituído por Lei, remete ao Instituto Nacional de Estatística, a qualidade de Órgão Reitor e Executivo Central do Sistema, lhe cabendo a produção e validação das estatísticas oficiais, incluindo informação sistemática (mês a mês), dos níveis dos Índices de Preços ao Consumidor, com impactos na evolução da inflação, mensal, acumulada e homóloga, a média de 12 meses

5. O comportamento do Índice de Preços de Julho de 2018, acaba de ser publicado, e remetido ao conhecimento das entidades oficiais, e ao público em geral através da página Web do INE (www.ine.gov.mz).

6. O Departamento de Estudos Económicos do Standard Bank Moçambique, tornou público que (citamos) “considera que a inflação em Moçambique deve ter chegado a 5,3% em Julho (…)” (fim da citação), o que levou a que determinado jornal da praça estampasse em grandes títulos que (citamos) “Inflação sobe para 5,3% em Julho”.

7. Na verdade, para o mês de Julho, o INE tornou público dia 8/8/2018, o seguinte comportamento do índice de preços nas principais incidências:

 

 

                         % de Evolução

 

Mensal

Acumulado

Homólogo

Média

País

-0,18

2,41

          4,73

5,72

Cidade de Maputo

0,04

3,81

6,66

6,91

Cidade da Beira

-0,53

2,30

4,11

3,91

Cidade de Nampula

-0,37

-0,29

1,33

4,62

8. Nesta conformidade, solicitamos a todas as instituições que tornam públicas informações de apuramento paralelo, que o façam, ou em coordenação com o órgão reitor, ou mediante citação clara das fontes e fundamentos de cálculo, concorrendo, assim, para uma melhor e harmónica edificação dos determinantes de política económica, e políticas públicas em geral