Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Sistema Estatístico Nacional avalia desempenho no 1º Semestre / Consulta avalia impacto da energia sustentável nas comunidades

Consulta avalia impacto da energia sustentável nas comunidades

Vai decorrer no próximo ano em todo o País, o primeiro inquérito nacional sobre o impacto do acesso a energia sustentável. Trata-se de uma operação estatística que tem como objectivo geral, recolher dados que contribuam para o conhecimento sobre o acesso à energia sustentável e moderna a nível dos Agregados Familiares e o respectivo impacto nas comunidades. Trata-se de um projecto que será realizado pelo INE em coordenação com o Ministério dos Recursos Minerais e Energia e a Empresa Pública Electricidade de Moçambique contando com o financiamento da NORAD – Agência Noroeguesa de Desenvolvimento.

Entre outros objectivos, espera-se que os resultados do inquérito venham a contribuir para a chamada “iniciativa Energia Sustentável para Todos”, sendo determinante para o alcance do objectivo, a medição do acesso às fontes de energia, nomeadamente através da realização de um inquérito no País, que permitirá captar o impacto de acesso à energia da rede eléctrica a longo prazo e outras fontes de energia sustentável e moderna.

Outro dos objectivos a alcançar, é desenvolver e fortalecer a capacidade do INE, contribuir para melhorar a planificação baseada em evidências, para o fornecimento e acesso a energia sustentável em todo o país, medir o nível do acesso à energia sustentável e o seu impacto no desenvolvimento económico e no bem-estar das comunidades, e, por último, definir a plataforma de conhecimento baseada em evidências, facilitando por consequência, a alocação de recursos públicos, do sector de energia, de forma economicamente mais rentável e de acordo com prioridades claras.

O inquérito nacional será precedido de um inquérito piloto, que, por sua vez  será antecedido por um pré-teste, a ter lugar em Agosto próximo, nos Distritos de Xai-Xai e de Limpopo, em 6 Áreas de Enumeração, previamente seleccionadas. A acção será realizada em coordenação com a Electricidade de Moçambique. O teste tem como finalidade, avaliar a operacionalidade de todo conjunto de instrumentos desenhados para medir o impacto do Acesso a Energia Sustentável.

Refira-se que as energias renováveis e acessíveis constituem o sétimo objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da agenda 2030, adoptados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas. O cumprimento desta tarefa requerer actividades coordenadas de monitoria e avaliação do impacto de implementação dos projectos ligados à energia.

No caso particular de Moçambique, a Agencia Norueguesa para o Desenvolvimento (NORAD) tem participado activamente no apoio às iniciativas governamentais e do sector empresarial de electrificação e acesso a energias renováveis e sustentáveis nas comunidades. 

É neste contexto que o organismo de produção de estatísticas daquele país nórdico, assinou um Memorando de Entendimento com o INE no qual figura entre outros objectivos, a realização do Inquérito sobre o Impacto do Acesso à Energia Sustentável em Moçambique em 2020.