Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Desafios do INE em 2018

Desafios do INE em 2018

O Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Rosário Fernandes, definiu 2018 como um ano de grandes desafios para instituição, principalmente no capítulo de produção e disseminação da informação estatística oficial. Elencou, entre outros, a conclusão da análise e processamento dos dados recolhidos pelo IV Recenseamento Geral da População e Habitação e a consequente divulgação dos resultados definitivos em Junho próximo.

Apontou igualmente a produção de um total de 150 publicações de estatísticas económicas desagregadas até ao nível dos Postos Administrativos, a instalação do Centro de Informação e Difusão Estatística, bem como o investimento em capital humano por forma a assegurar a realização dos objectivos inscritos no plano de actividades da instituição.

O dirigente falava perante os trabalhadores da instituições numa cerimónia que marcou o encerramento do ano de 2017. Fazendo um breve balanço relativo as principais actividades realizadas ao longo do último ano, do Rosário fez referência às diferentes etapas do Censo 2017, destacando entre elas, a divulgação, no dia 29 de Dezembro, dos Resultados Preliminares desta que é a mais importante operação estatística.

Entre os desafios elencados para o presente ano, o Presidente do INE chamou atenção para a necessidade de uma maior disciplina na execução orçamental, devendo-se, para o efeito serem observados um controlo rigoroso na realização das despesas e na prestação de contas. Para assegurar o cumprimento integral destas recomendações, papel de destaque deverá ser desempenhado pelas unidades de apoio à área da Administração, nomeadamente o Gabinete de Auditoria, o Gabinete Jurídico, bem como a UGEA. Neste contexto, apelou a todos os trabalhadores no sentido de prestarem todo o apoio que estas unidades necessitam para a execução das suas atribuições.