Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Literacia Estatística: Membros da CTA no seminário de divulgação de informação estatística

Literacia Estatística: Membros da CTA no seminário de divulgação de informação estatística

Membros da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), participaram na última Segunda-Feira 26 de Novembro de 2018, num seminário visando a divulgação da informação estatística no quadro do programa de literacia estatística do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Durante o evento, que foi dirigido pelo Coordenador Executivo do INE, Dr. Cirilo Tembe em representação do Presidente da instituição, foram abordados temas sobre Inquéritos mensais às empresas – natureza quantitaiva; Inquéritos mensais de conjuntura às empresas - carácter qualitativo e Inquérito anual às empresas - natureza quantativa baseada na informação contabilistica anual, Principais produtos estatísticos dos inquéritos às empresas.

Entre outras matérias foram ainda apresentadas matérias tais como Indicadores Sócio-demográficos, Projecções dmográficas, Estatísticas sobre violência doméstica, Estatísticas sobre acidentes de viação, Mulheres e Homens em Moçambique, Calendário de divulgação dos produtos estatísticos produzidos no quadro do Sistema Estatístico Nacional (SEN), Mecanismos de acesso à Informação Estatística Oficial.

A ocasião serviu, por outro lado, para os participantes – representantes de empresas e técnicos da CTA apresentarem as suas expectativas relativas a natureza de informação desejável para a realização das suas actividades.

Um dos aspectos que merece destaque é que tanto os representantes de empresas assim como os técnicos da CTA, apresentaram um conjunto de propostas visando o melhoramento da recolha de informação estatística. Entre elas destacam-se as seguintes:

  • Realização de uma campanha conjunta de recolha de dados junto de instituições respondentes,
  • Criação de Focal Points por áreas de actividade;
  • Cruzamento de dados produzidos pelo INE, INSS, Baú, AT;
  • Criação do Índice de Empreendedorismo;

Numa breve alocução, tanto na abertura assim como no encerramento, o Coordenador Executivo do INE, considerou o encontro como uma oportunidade de diálogo importante entre o INE e as unidades informadoras/utilizadoras. Pois é com base num diálogo permanente que as estatísticas produzidas e disseminadas pelo SEN responderão de facto aos interesses dos utilizadores.

Recorde-se que INE vem realizando ao longos dos últimos meses junto dos governos provinciais, sector empresarial e sociedade civil nas províncias, programas de disseminação de informação relativa as suas actividades de produção e difusão de estatísticas oficiais na República de Moçambique. A acção está integrada nos esforços de informação e promoção da literacia estatística.