Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / SEN PREVÊ PRODUZIR MAIS DE 600 PUBLICAÇÕES

SEN PREVÊ PRODUZIR MAIS DE 600 PUBLICAÇÕES

O Sistema Estatístico Nacional (SEN) prevê produzir este ano um total de 68 produtos estatísticos, equivalentes a 633 publicações das estatísticas correntes o que representa um crescimento em 2.05%, em comparação com o ano 2017. Além das publicações correntes, o Plano de Actividades e Orçamento referente a 2019 integra a disponibilização de um conjunto de publicações contendo os resultados definitivos do IV Censo da População e Habitação de 2017.

O Sistema Estatístico Nacional (SEN) prevê produzir este ano um total de 68 produtos estatísticos, equivalentes a 633 publicações das estatísticas correntes o que representa um crescimento em 2.05%, em comparação com o ano 2017. Além das publicações correntes, o Plano de Actividades e Orçamento referente a 2019 integra a disponibilização de um conjunto de publicações contendo os resultados definitivos do IV Censo da População e Habitação de 2017. Está igualmente na lista das prioridades, a recolha de dados no quadro do Inquérito sobre os Orçamentos familiares, bem como a realização do teste tecnológico para o Censo Agropecuário e de Pesca 2019/20. Estes dados estão contidos no Plano Anual de Actividades e Orçamento referente a 2019, apresentado e aprovado no Conselho Consultivo Extraordinário, recentemnente realizado na Localidade de Ponta de D’Ouro em Matutuine na Província de Maputo.

 

Realizado sob o lema Preparando os Grandes Desafios do Pós-Censo”, o encontro foi dirigido pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Dr. Rosário Fernandes. Para além de quadro da instituição, nomeadamente Directores Nacionais, Delegados Provinciais, Chefes de Departamento, representantes dos Órgãos Delegados do INE o do Banco de Moçambique, tomaram igualmente parte no evento a Secretária Permanente do Distrito de Matutuíne, o Chefe do Posto Administrativo de Zitundo e o Chefe da Localidade de Ponta D’Ouro.

 

O evento recomendou ainda, entre outras prioridades, a necessidade de  massificação da formação de técnicos do Sistema Estatístico Nacional através da Escola Nacional de Estatistica (ENE), a promoção da integração dos técnicos médios de estatísticas oficiais em formação na ENE para estágios e integração profissional nos órgãos do SEN. Foi recomendada ainda a pertinência da mobilização de recursos financeiros para garantir a realização do Inquérito à Despesa do Turista, numa base anual.

 

Na sequência da apresentação e apreciação da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento de Estatísticas da educação, o evento, recomendou aos sectores directamente ligados a esta importante actividade, a necessidade de mobilizar recursos financeiros junto dos parceiros de cooperação para garantir a sua implementação. No quadro do melhoramento das condições de comunicação, o evento recomendou às DPINE no sentido de sensibilizar os Governos Provinciais para a disponibilização de salas para instalação do sistema de videoconferência e de bibliotecas onde será disponibilizada informação estatística oficial.

 

 

A agenda do encontro incluia temas estruturantes tais como as Linhas Gerais do Relatório Anual de Actividades e de Execução Orçamental do SEN referente a 2018, a Proposta do Plano Anual de Atividades e Orçamento do SEN referente ao ano passado, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Estatísticas da Educação – ENDEE; o Impacto da Ponte Maputo-Katembe sobre o relançamento do Turismo no Posto Administrativo de Zitundo e seus efeitos para a Conta Satélite de Turismo, a informação relativa aos Preparativos das grandes operações estatísticas do SEN nomeadamente o próximo Inquérito aos Orçamentos Familiares, o Inquérito à Força de Trabalho, o Inquérito Demográfico e de Saúde, Sistemas de Vigilância aos Eventos Vitais, Censo Agropecuário e Pescas, entre outros.