Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias

Notícias

Mundo celebra Dia de Estatística
O mundo irá celebrar próximo Domingo, 20 de Outubro corrente, o Dia Mundial de Estatística. Trata-se de um acontecimento que é assinalado ao nível global desde 2010 aquando da aprovação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de uma resolução visando promover o fortalecimento e o reconhecimento da importância da Estatística para as sociedades.
Implementação dos ODS INE promove envolvimento dos utilizadores de estatísticas oficiais
Tendo como finalidade principal a produção de uma estratégia que facilite envolvimento dos usuários da informação estatística oficial na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), vai decorrer, de amanhã até Sexta-Feira, um seminário no qual tomarão parte técnicos do INE e representantes de ministérios, órgãos de comunicação social, sociedade civil, CTA, entre outros.
Indicadores de Curto Prazo 2019
O Índice de Produção Industrial (IPI) apresentou no presente trimestre uma tendência de crescimento irregular, tendo alcançado140,0% em Março depois de registar 138,8% e 148,0% em Fevereiro e Janeiro respectivamente. Em relação ao nível do trimestre anterior, que se situara em 200,7%, o IPI registou no trimestre em análise um abrandamento médio de 59,0 p.p..
IOF 2019-2020 Arrancou formação de Inquiridores
Está a decorrer, desde a última sexta-feira, na Cidade da Matola, Província de Maputo, a formação de inquiridores, que terão a missão de realizar o Inquérito aos Orçamentos Familiares, operação estatística que irá decorrer entre o presente ano e o próximo ano. O arranque da acção, que terá a duração de 30 dias, foi dirigido pela Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Dra Mónica Magaua, que, falando para uma plateia constituída por candidatos provenientes de todas as províncias, para além do representante do governo provincial de Maputo, quadros da instiruição e parceiros de cooperação, começou por destacar a importância da preparação daqueles que no campo irão recolher dados relevantes sobre as condições de vida das populações. Considerou a acção como sendo crucial para a operacionalização das actividades que irão culminar com a disponibilização de informação que será determinante para a avaliação da pobreza e para a produção de políticas públicas realistas.
Nota de Imprensa – Dia Africano de Estatística
Todas as pessoas têm direito a uma vida decente em um ambiente pacífico e saudável” - Apelo da União Africana na celebração do Dia Africano de Estatística “Todas as pessoas, independentemente das suas origens, têm direitos, incluindo o direito de estar livre de carências, da pobreza e da fome, do medo, da falta de dignidade perdida, e o direito a uma vida decente em um ambiente pacífico e saudável”, este é um extracto de um documento tornado público pela Comissão das Nações para África, no quadro da celebração do Dia Africano de Estatística, que se assinala no próximo dia 18 de Novembro corrente, sob o lema “Todos contam: Estatísticas de Qualidade para uma melhor Gestão da Deslocação Forçada em África”. Para o alcance dos direitos acima referidos, o documento aponta a implemantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como o caminho a ser seguido pelos Estados até 2030.
IOF 2019-2020 Recolha de dados arranca dentro de uma semana
A recolha de dados no quadro do V Inquérito aos Orçamentos Familiares (IOF 2019-2020), tem o seu arranque agendado para o dia 16 de Dezembro corrente em todo o País. Para o efeito, terminou esta Quinta-Feira, 05 de Dezembro corrente, a formação dos agentes inquiridores, num total de 146, que no terreno irão recolher os dados dos cidadãos. A formação abrangeu candidatos provenientes de todas as províncias. O encerramento do processo, que teve a duração de 30 dias foi dirigido pela Presidente do INE, Dra. Mónica Magaua.
Solidificar o espírito de conjunto para garantir que a informação estatística chegue a toda a sociedade moçambicana e a todo o mundo
“Uma das medidas que irá concorrer para agilizar a disponibilização da informação estatística oficial por forma a que ela chegue a toda a sociedade moçambicana e a todo o mundo, é trabalharem arduamente com vista a solidificar o espírito de conjunto, de família, não só por serem funcionários do INE mas sobretudo por serem os pontas de lança que a instituição precisa para alcançar este objectivo”, disse esta Sexta-Feira, 20 de Dezembro corrente a Presidente do INE, Dra Mónica Magaua, falando no encerramento da formação dos técnicos da área de Difusão da instituição, em matéria de Comunicação, Marketing e em técnicas de execuçâo de imagens fotográficas.
Ficheiro Troff documentINEWS eRevista do INE | Dezembro 2019 | Disponivel em ine.pt
INE NO PALCO INTERNACIONAL: O INE encontra-se fortemente envolvido em projetos internacionais, tanto através da participação ativa em diversos fóruns e organizações, como pela assistência técnica prestada no âmbito da cooperação para o desenvolvimento.
Uso de estatísticas condição basilar para uma planificação realista
- Secretário do Estado da Província de Gaza: “O uso de estatísticas no País é, hoje, mais do que nunca, uma condição basilar para a garantia de uma planificação realista, sem a qual todos os planos e programas, por mais bonitos que eles sejam, estariam condenados ao fracasso”, disse recentemente, o Secretário do Estado da Província de Gaza, Amosse Júlio Macamo, falando na abertura do XXII Conselho Consultivo Alargado do INE, que decorreu sob o lema “SEN (Sistema Estatístico Nacional) moderno, sustentável e credível, assegurando a observância dos padrões internacionais de qualidade estatística”. O evento teve lugar nos dias 12 e 13 de Fevereiro corrente, na vila turística de Bilene.
Projecções da população 2017- 2050
A População moçambicana atinge 30 milhões de habitantes. Já estão disponíveis os dados populacionais resultantes das projecções demográficos feitas com base nos resultados do IV Recenseamento Geral da População e Habitação de 2017. Com base nas referidas projecções, a população moçambicana totaliza, em 2020, 30.066.648 de habitantes.