Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / INE em Reunião Nacional de Planificação

INE em Reunião Nacional de Planificação

Decorre de 08 a 09 do mês de Setembro corrente, na Província de Gaza, Distrito de Mandlakaze Posto Administrativo de Chidenguele, a Reunião Nacional de Planificação alargado, sob o lema “ Estatísticas de qualidade, Fiáveis e Oportunas para a Monitoria dos Efeitos da COVID-19 e dos Desastres Naturais”.

A reunião é dirigida pela Presidente do INE Elisa Mónica Magaua. Nela participam acessores da Presidente do INE, Directores Nacionais e Adjuntos, Chefes dos Gabinetes dos Serviços Centrais e de Delegações Provinciais do INE, Delegados Provinciais, Órgãos Delegados do INE, Parceiros de cooperação, técnicos de distintos sectores e convidados e entre outros.

Na sua intervenção a Timoneira do INE, Dra Elisa Mónica Magaua começou por saudar a todos presentes no evento, tendo destacado a celebração do vigésimo quinto aniversário do Instituto Nacional de Estatística celebrado a 28 de agosto último, como forma de revalorizar a instituição e homenagear os funcionários que deram tudo de si para o crescimento do INE.

Num outro passo da sua intervenção a mais alta dirigente da instituição destacou as realizações do INE no último quarto de seculo a saber: os censos da população de 1997, 2007 e 2017, censos Agropecuários de 1999, 2009 e 2010, censos de empresa de 2002 e 2015, inquérito sobre os agregados e orçamentos familiares, indicadores básicos, sector informal entre outros. Destacou também produção e montagem de placas informativas nos limites das províncias nas principais rodovias contendo dados da população de cada Província, a produção e disseminação dos mapas censitários das localidades, postos administrativos e distritos resultantes do IVRGPH, entre outras realizações.

A agenda do trabalho comporta os seguintes pontos:

Balanco de implementação do plano anual de actividades e orçamento do SEN referente ao primeiro semestre de 2020 e 2021; apresentação do ponto de situação das actividades do PAAO 2021 com suporte financeiro do banco Mundial, apresentação da proposta do PAAO do SEN para o ano 2022, apresentação do projecto operacionalização do sistema de informação do mercado de trabalho, apresentação da proposta do quadro final da garantia de qualidade das estatísticas entre outros.

A Cerimónia de abertura foi dirigida por Sua Excelência Secretário de Estado da Província de Gaza, que começou por saudar e dar boas vindas aos participantes do evento. Durante a sua intervenção o Secretário de Estado da Província de Gaza enalteceu o empenho da equipa de trabalho do INE que vem realizando um trabalho notório na notação, apuramento, coordenação e difusão de dados Estatísticos, imprescindíveis para planificação e desenvolvimento sustentável do País e da Província em particular. Aquele responsável referiu que o INE é um órgão responsável pela estatística nacional com enfoque para inquéritos, recenseamentos ou outras atracões inerentes, que jogam um papel fundamental na planificação de acções estratégicas do Governo com vista a materialização do desenvolvimento do País. Pois, disse, estes dados oferecem uma imagem real e apurada sobre o estágio demográfico, social da população o que facilita o dimensionamento e direcionamento dos investimentos, com a missão de responder em tempo oportuno as necessidades dos utilizadores bem como promover a cultura estatística nacional. Acrescentou ainda que o INE guia-se pelos valores nobres com destaque para o profissionalismo e transparência, factores que garantem resultados institucionais que temos vindo a testemunhar ao longo dos tempos. Contudo tais resultados só são possíveis graças a qualificação coerente e realista das acções objectivas e estratégicas a seguir no dia-a-dia.