INE prepara oitavo Inquérito sobre Orçamento Familiar (IOF2022)
Entre outras informações, os dados do IOF servem de suporte para a formulação de políticas e programas sectoriais do Governo, sector privado, academia e da sociedade civil no geral. Fornecem igualmente informação para o acompanhamento da evolução das condições de vida da população que reside no território nacional, para além de servirem de base para a revisão do conjunto de bens e serviços e dos ponderadores do actual Índice de Preços no Consumidor (IPC), bem como para a actualização da estrutura e características de consumo dos agregados familiares, elementos essenciais para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), entre outros indicadores macroeconómicos
No quadro dos preparativos em curso, o INE promoveu, esta Quarta-Feira, 29 de Setembro, um seminário com parceiros de cooperação e usuários, para a apresentação das principais linhas de orientação da operação, bem como dos instrumentos de notação, nomeadamente os questionários que serão usados durante o inquérito. Destacam-se entre os referidos instrumentos, os questionários do Agregado Familiar, Comunitário, de Emprego, das Despesas individuais, diárias e anuais, entre outros temas relevantes.
Falando em representação da Presidente da instituição, o Director Nacional de Estatísticas Demográficas, Vitais e Sociais, Dr. Pedro Duce, destacou a importância do envolvimentos dos utilizadores nas fases de preparação deste tipo de operações, como garantia da recolha, à posterior, de dados relevantes para os diferentes utilizadores.
Financiado pelo Banco Mundial, no valor de 4.500.000 de dólares americanos, o IOF 2022, deverá ter início em Janeiro de 2022 com o fim previsto para Dezemnbro do mesmo ano. O Inquérito sobre os Orçamentos Familiares, é uma pesquisa probabilística por amostragem sobre Orçamento Familiar. Desde a sua institucionalização, foram já realizadas sete (7) operações do género, nomeadamente IAF1991/92 que abrangeu apenas a Cidade de Maputo, o IAF1992/1993, em todas as capitais provinciais, o IAF1996/1997, IAF2002/2003, IOF2008/2009, IOF2014/2015 e IOF2019/2020, todas de abrangência nacional.