Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / INE prepara oitavo Inquérito sobre Orçamento Familiar (IOF2022)

INE prepara oitavo Inquérito sobre Orçamento Familiar (IOF2022)

O Instituto Nacional de Estatística (INE), iniciou já a preparação da próxima edição do Inquérito sobre o Orçamento Familiar (IOF 2022). Como é do domínio público, esta operação estatística tem como finalidade principal, a recolha de dados estatísticos necessários para determinar o nível das receitas e despesas dos agregados familiares e outras características socio-demográficas e económicas, com a finalidade de obter vários indicadores sobre as condições de vida da população em Moçambique, nomeadamente nos capítulos de Habitação, posse de bens duráveis, Saúde, Emprego, Educação, Turismo, Segurança alimentar e Nutrição.

Entre outras informações, os dados do IOF servem de suporte para a formulação de políticas e programas sectoriais do Governo, sector privado, academia e da sociedade civil no geral. Fornecem igualmente informação para o acompanhamento da evolução das condições de vida da população que reside no território nacional, para além de servirem de base para a revisão do conjunto de bens e serviços e dos ponderadores do actual Índice de Preços no Consumidor (IPC), bem como para a actualização da estrutura e características de consumo dos agregados familiares, elementos essenciais para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), entre outros indicadores macroeconómicos

 

No quadro dos preparativos em curso, o INE promoveu, esta Quarta-Feira, 29 de Setembro, um seminário com parceiros de cooperação e usuários, para a apresentação das principais linhas de orientação da operação, bem como dos instrumentos de notação, nomeadamente os questionários que serão usados durante o inquérito. Destacam-se entre os referidos instrumentos, os questionários do Agregado Familiar, Comunitário, de Emprego, das Despesas individuais, diárias e anuais, entre outros temas relevantes.

 

Falando em representação da Presidente da instituição, o Director Nacional de Estatísticas Demográficas, Vitais e Sociais, Dr. Pedro Duce, destacou a importância do envolvimentos dos utilizadores nas fases de preparação deste tipo de operações, como garantia da recolha, à posterior, de dados relevantes para os diferentes utilizadores.

 

Financiado pelo Banco Mundial, no valor de 4.500.000 de dólares americanos, o IOF 2022, deverá ter início em Janeiro de 2022 com o fim previsto para Dezemnbro do mesmo ano. O Inquérito sobre os Orçamentos Familiares, é uma pesquisa probabilística por amostragem sobre Orçamento Familiar. Desde a sua institucionalização, foram já realizadas sete (7) operações do género, nomeadamente IAF1991/92 que abrangeu apenas a Cidade de Maputo, o IAF1992/1993, em todas as capitais provinciais, o IAF1996/1997, IAF2002/2003, IOF2008/2009, IOF2014/2015 e IOF2019/2020, todas de abrangência nacional.