Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / INE realiza Inquérito Nacional sobre o impacto da covid-19 nas empresas

INE realiza Inquérito Nacional sobre o impacto da covid-19 nas empresas

Vai decorrer, de 22 de Junho a 4 de Julho do corrente ano, um inquérito visando apurar o impacto da pandemia provocada pelo novo coronavirus nas empresas em Moçambique. Esta informação foi revelada pelo Director Nacional de Estatísticas Sectoriais e de Empresas do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Adriano Matsimbe.

Entre outros objectivos, a operação vai recolher informação que irá permitir o aferimento do número de empresas cujo processo produtivo ressente-se seriamente dos efeitos da pandemia. Igualmente serão recolhidos dados relativos ao número de trabalhadores afectados e sua situação salarial em decorrência da doença.

De acordo com a fonte, o inquérito será realizado em todo o País com base numa amostra representantiva de 2.100 unidades produtivas abrangendo todos os sectores de actividade económica. A recolha será feita de forma directa e/ou por telefone por brigadas constituídas por funcionários do INE.

Segundo o Director Matsimbe, trata-se de uma operação que permitirá, por outro lado, medir o nível de perdas do Estado em termos de receitas fiscais, para além de obtenção de informação sobre as expectativas do empresariado relativamente a produção, procura (dos seus produtos ou serviços), preços, emprego, facturação e remunerações para os próximos meses.

“Esperamos também obter dados relativos a eventuais apoios visando minimizar os efeitos desta pandemia nas empresas. Estes e outros dados irão contribuir para uma avaliação sólida do impacto da pandemia na enconomia nacional”, acrescentou aquele responsável.