Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / INE REALIZA SEMINÁRIO DE COMPILAÇÃO DE METADADOS DOS INDICADORES DOS ODS

INE REALIZA SEMINÁRIO DE COMPILAÇÃO DE METADADOS DOS INDICADORES DOS ODS

A Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Mónica Magaua orientou hoje dia 06 Outubro, o lançamento do seminário sobre harmonização e compilação dos metadados dos indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a decorrer no Município de Bilene Macie, Província de Gaza, que vai durar cinco dias. O encontro no qual participam o Director Nacional de Integração, Coordenação de Relações Externas do INE, Renato Cassamo, ponto focal, representante do Banco de Moçambique, pontos focais, representantes dos Órgãos Delegados do INE e o grupo de trabalho de coordenação e disseminação dos indicadores dos ODS do INE.

Na sua intervenção, a Presidente do INE afirmou que “como País, temos a responsabilidade de selecionar e estabelecer um conjunto de metas específicas que consideramos relevantes na perspectiva nacional, bem como definir os indicadores mais adequados para o acompanhamento da sua concretização”.

 

Mónica Magaua disse ainda, para operacionalização da implementação dos ODS, foi estabelecido o grupo de referência nacional, que envolve as principais instituições públicas que manuseiam e/ou lidam com parte dos ODS, bem como, foi desenvolvido o quadro nacional de indicadores para monitoria dessa implementação.

 

Na ocasião Magaua afirmou que o INE, como principal produtor de estatísticas oficiais e órgão reitor do Sistema Estatístico Nacional (SEN), tem responsabilidades acrescidas, em estreitar a coordenação e cooperação com o grupo de referência nacional e ministérios sectoriais para produzir e disponibilizar os indicadores selecionados no quadro nacional de indicadores.

 

Entende-se por metadados como “informações sobre os dados”, sendo úteis para identificar, localizar, compreender, gerir e utilizar os arquivos de dados e outros produtos das áreas de estatística e de geociências.

 

Ressalvou ainda a presidente do INE que para o contexto dos indicadores dos ODS, os metadados facilitam de forma harmonizada e padronizada os conceitos e a metodologia de cálculo dos indicadores, garantindo a comparabilidade dos indicadores a nível nacional, regional e internacional.

 

Adiante a dirigente exortou aos participantes a dedicação ao trabalho e participação activa nas discussões técnicas durante o preenchimento do modelo, por sua vez orientou que os indicadores devem estar disponibilizados no Portal do INE e ligados à ODP, plataforma de disseminação selecionada para divulgação dos indicadores dos ODS do SEN.

 

Para terminar, a presidente do INE disse que espera que deste seminário se atinja os resultados almejados, pois é “nossa pretensão que ao longo do tempo, passemos a publicar progressivamente indicadores comparáveis para monitoria da implementação dos ODS em Moçambique” afirmou Mónica Magaua.