Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Mundo celebra hoje o Dia Mundial de Estatística

Mundo celebra hoje o Dia Mundial de Estatística

Sob o lema “Conectando o mundo com dados em que podemos confiar”, o mundo celebra, hoje, 20 de Outubro corrente, o Dia Mundial de Estatística. Trata-se de um acontecimento que é assinalado ao nível global, desde 2010, na sequência da aprovação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de uma resolução visando promover o fortalecimento e o reconhecimento da importância da Estatística para as sociedades. Esta data procura assinalar a importância das estatísticas oficiais e o seu valor, enquanto bem público, no poder de decisão dos governantes, organizações e cidadãos.

O primeiro Dia Mundial da Estatística foi celebrado em mais de 130 países, sob o lema "Celebrando as Realizações das Estatísticas Oficiais". Após a celebração da primeira efeméride, a mais alta instância da ONU determinou que o Dia Mundial de Estatística passasse a ser celebrado de cinco em cinco anos. As celebrações deste ano coincidem com o 75º Aniversário da fundação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Numa mensagem dirigida a todos os povos e governos de todo o mundo, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um apelo para a utilização das estatísticas. “Vamos usar o Dia Mundial de Estatística para destacar o papel das estatísticas no avanço do desenvolvimento sustentável para todos”,enfatizou, tendo destacado, ainda, que "dados atuais, confiáveis, oportunos e confiáveis ​​são necessários para compreender o mundo em mudança, em que vivemos".

Num outro desenvolvimento, Guterres observou que a pandemia, sem precedentes, do novo Coronavirus, que assola o mundo, elevou a importância dos dados e estatísticas. Neste sentido, “é importante vincular dados à informações geoespaciais, com vista a auxiliar no rastreamento da dinâmica de uma situação global em rápida mudança”, acrescentou aquela individualidade.

Em Moçambique, a celebração do Dia Mundial de Estatística constitui um marco importante para as estatísticas oficiais pois, coincide com o prosseguimento do processo de disseminação dos resultados do IV Recenseamento Geral da População e Habitação, operação estatística realizada em 2017. Como se sabe, com a disponibilização dos dados recolhidos naquela operação, o País passa a dispor de informação estatística actualizada, tanto sobre o tecido sócio-demográfico, assim como em relação a componente sócio-económica.

Outro marco importante que merece destaque no momento em que se assinala a data, tem a ver com a operacionalização,  pelo INE, do Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional (SEN) 2020-2024, documento que apresenta as linhas mestras sobre as quais será conduzida a produção das estatísticas oficiais de Moçambique, nos próximos cinco anos. Entre outras realizações a assinalar, está a preparação dos Inquéritos aos Orçamentos Familiares, Inquérito Demográfico e de Saúde, o Censo Agropecuário e de Pescas, bem como, o arranque dos trabalhos da actualização da cartografia censitária. Estas operações trarão, como se sabe, a informação actualizada, importante para a avaliação das condições em que vive a população moçambicana, bem como relativamente a estrutura do sector agro-pecuário e de pesca no País.

Importância das Estatísticas

O Dia Mundial de Estatística é uma ocasião que serve, entre outras finalidades, para relembrar a importância dos processos de produção e disseminação da informação estatística, pois elas marcam presença em vários aspectos da vida moderna, servem de base para a elaboração de políticas públicas, para a determinação dos objectivos dos governos, das empresas e de muitas outras instituições. As estatísticas são cruciais para a identificação das tendências e forças que afectam a vida das sociedades, são um instrumento vital para o desenvolvimento económico e social dos países, são determinantes para a realização de estudos e análise por parte das academias, entre outras aplicações.

Por ocasião desta data, o INE renova a comunicação ao público utilizador de estatísticas, da disponibilidade das plataformas de acesso às estatísticas oficiais, como forma de melhor aproximação ao utilizador das estatísticas oficiais. Neste contexto, e na sua competência de Órgão Reitor do Sistema Estatístico Nacional (SEN), o INE faz saber, uma vez mais, que as estatísticas oficiais de Moçambique estão disponíveis no portal do INE com endereço www.ine.gov.mz, podendo, ainda, serem acedidas através das redes sociais facebook, whatsAp, twitter e youtube.

Utilizadores que queiram submeter pedidos ou esclarecer dúvidas podem contactar o INE pelo e-mail: info@ine.gov.mz, podem, ainda, enviar pedidos de assinatura na base de dados do INE para que passem a receber estatisticas actualizadas nas suas contas de e-mail.