Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Presidente do INE participa na Reunião do Comité de Estatísticas da SADC

Presidente do INE participa na Reunião do Comité de Estatísticas da SADC

“No âmbito da cooperação multilateral a nível regional, a Presidente Instituto Nacional de Estatística, Dra Mónica Magaua participou no passado dia 12 de Junho corrente, por vídeo-conferência, na 27ª Reunião do Comité de Estatística da SADC. Trata-se de uma reunião anual dos Diretores Gerais e Presidentes dos Institutos Nacionais de Estatística dos Estados-Membros, com o objectivo de avaliar os progressos do Programa de Estatística da SADC.

Outro dos objectivos deste tipo de eventos, é produzir orientações estratégicas para a realização dos processos de desenvolvimento da estatística na região. Este ano, devido a pandemia da covid-19, a reunião foi realizada virtualmente.

Participaram no evento, delegações chefiadas pelos respectivos Presidentes ou Directores Gerais, dos seguintes países: África do Sul, Angola, Botswana, Comôros, Republica Democrática do Congo, E-Swatini, Lesotho, Madagáscar, Maurícias, Malawi, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Por parte de Moçambique, para além da mais alta dirigente do INE, tomaram parte no encontro, o Director da Direcção da Integração, Coordenação e Relações Externas, Dr. Cirilo Tembe, o Director e Director-Adjunto das Contas Nacionais e Indicadores Globais, Dr. Cipriano Claudio e Dr. Ernesto Samo, respectivamente, bem como técnicos do Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação e do Gabinete Jurídico.

Durante o encontro foram abordados dois pontos, designadamente o Quadro Jurídico de Estatísticas Regionais e Indicadores Económicos selecionados. Na sequência, o Comité aprovou por unanimidade o Projecto de Protocolo da SADC sobre Estatísticas. Relativamente ao segundo ponto, o encontro aprovou as taxas do PIB e do crescimento do PIB dos Estados-Membros, referentes ao período de 2016 a 2019, bem como, o roteiro para a produção e divulgação dos indicadores selecionados cobrindo o período supracitado, cujo objectivo é o de monitorar a Agenda de Integração Regional da SADC, abrangendo as seguintes dimensões: a pobreza e desigualdade, as infra-estruturas, a saúde, a perspectiva de género, a segurança alimentar e o meio ambiente.

Num outro desenvolvimento, foi apreciado o relatório de avaliação sobre as necessidades dos Estados-Membros, no âmbito do Projecto do Banco Mundial, para alocação de fundos aos Institutos Nacionais de Estatísticas para apoiar na implementação das suas actividades. Importa salientar que espera-se que este projecto seja aprovado em Maio de 2021.