Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Termos de Referência do Concurso Prémio Jornalístico “Conhecer Moçambique através dos números”

Termos de Referência do Concurso Prémio Jornalístico “Conhecer Moçambique através dos números”

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o Órgão Reitor do Sistema Estatístico Nacional (SEN). Tem como missão “Responder, em tempo oportuno, às necessidades de informação estatística dos utilizadores e, promover a cultura estatística nacional ”, concorrendo, deste modo, para se afirmar como a principal referência estatística para o desen volvimento nacional.

Contextualização

O IV Recenseamento Geral da População e Habitação – Censo 2017, produziu resultados de extrema importância e relevância. Desta operação resultaram os dados do ano de realização do censo, projecções da população que cobrem o período de 2017 à 2050, entre outros dados, igualmente, relevantes. Na sequência desta produção, vêm sendo realizadas diversas acções de divulgação dos resultados apurados.

A divulgação destes resultados do censo vem sendo feita através de encontros nos quais participam representantes de instituições públicas e privadas, associações económicas, organizações da sociedade civil, entre outras entidades, bem como através das Plataformas de disseminação electrónica do INE, designadamente o site da instituição na internet – www.ine.gov.mz, redes sociais, órgãos de comunicação social, entre outras.

Outrossim, é sabido que a comunicação social tem um papel, abrangência e influências de grande relevo em Moçambique, pelo que deve ser potenciada na comunicação dos resultados do censo.

2. Objectivo

Massificar a divulgação dos resultados do censo 2017 e do seu valor para formulação de políticas públicas, bem como converter a comunicação social em parceiro estratégico no processo de promoção dos dados e da cultura estatística em Moçambique.

3. Resultados Esperados

  • Promover maior conhecimento e interesse pelo uso dos dados do censo; 
  • Maior envolvimento da comunicação social na divulgação e promoção dos dados do Censo;
  • Maior exposição da população em geral à informação sobre os resultados do censo.

                                                                                                          

4. Perfil dos participantes no concurso

Poderão participar no concurso Jornalistas Nacionais em serviço nas Estações de Rádio, nas Estações de Televisão e na Imprensa Escrita (Jornais, Revistas, etc.).

O concurso

Consistirá na produção de peças jornalísticas – Reportagens, Notícias desenvolvidas, Textos analíticos, entre outros - sobre a actividade estatística desenvolvida no País. Após a análise dos trabalhos dos concorrentes, por um júri especializado, serão premiados os três trabalhos considerados melhores, sejam eles individuais ou de grupo.

Para a produção dos artigos, os concorrentes poderão recolher informação junto dos Serviços Centrais e nas Delegações Provinciais do INE ou, procurando a informação através das plataformas electrónica do INE, nomeadamente a página (www.ine.gov.mz), o OpenData, o PX-Web, entre outras disponíveis.

Os trabalhos a serem premiados devem ser apresentados, ao júri, da mesma forma como foram publicados nos meios de comunicação social, em Moçambique. Portanto, sendo trabalhos publicados nos órgãos de comunicação, considerem-se os aspectos que se seguem, tendo em conta o tipo de órgão utilizado:

  1. Para trabalhos publicados na imprensa escrita, deve-se proceder a entrega de três cópias do texto publicado no referido órgão;
  1. Para trabalhos difundidos num órgão radiofónico, devem ser entregues três cópias de áudio;
  1. Para trabalhos apresentados num órgão televisivo, devem ser entregues três cópias, no formato DVD. 
  1. Para os trabalhos de Fotojornalismo, devem ser entregues três cópias no formato JPG, em três CDs, além de três cópias impressas e publicadas num órgão de imprensa (jornal ou revista informativa).

Os trabalhos apresentados nas línguas moçambicanas devem ser acompanhados por uma tradução fiel, em português.

As cópias submetidas ao concurso, poderão ser, futuramente, usadas pela instituição para diferentes fins de literacia estatística.

Considerando a anuidade destes prémios, só serão aceites trabalhos publicados após a divulgação deste concurso e no ano de vigência, no caso vertente, 2020.

Os trabalhos devem ser acompanhados de um breve Curriculum Vitae, com indicação de endereço e outros elementos de contacto do (s) autor (es).

Júri

A equipa de júri será composta por 7 membros: dois em representação da área de disseminação, um estaticista, um em representante do parceiro financiador, um representante do Sindicato Nacional de Jornalismo e outro da Escola Superior de jornalismo. Irá, igualmente, integrar ao júri, um chefe da disseminação ao nível de uma Delegação do Instituto Nacional de Estatística (DPINE), como parte do processo de integração e capacitação das DPINE.

Local da Entrega das Candidaturas:

Cidade de Maputo:

  • Instituto Nacional de Estatística (INE), cita na Av. 24 de Julho, n° 1989.

Nas Províncias:

  • Nas Delegações Provinciais do Instituto Nacional de Estatística (DPINE).

O presente concurso apresenta a seguinte escala de premiação:

  • 1° Lugar - 150.000.00 MT (cento e cinquenta mil meticais);
  • 2° Lugar - 100.000.00 MT (cem mil meticais);
  • 3° Lugar - 50.000,00 MT (cinquenta mil meticais);

 

Entrega dos Prémios

O júri anunciará o vencedor do prémio em cerimónia pública, a ter lugar no dia 18 de Novembro, Dia Africano de Estatística 2020, no edifício sede do INE.

Para entrega dos prêmios projecta-se uma cerimónia com 150 participantes (caso as restrições da pandemia ainda estejam em vigor, este número poderá sofrer ajustes) e será realizada na sala multiusos do INE (como forma de dar a conhecer as instalações onde são produzidas as estatísticas oficiais).  

Para avaliação, serão considerados os trabalhos que versem sobre os seguintes temas:

  1. Importância dos Recenseamentos Gerais da População e Habitação, na formulação de políticas públicas. O Caso particular de Moçambique e dos resultados do Censo 2017;
  1. Análise comparativa dos resultados do Censo 2017 em relação aos censos anteriores;  
  1. Importância das Projecções da População;
  1. Contributo dos resultados do censo no combate a Covid-19;
  1. Outros temas e abordagens podem ser apresentados, desde que estejam focados nos resultados do Censo 2017.

 

Não haverá recurso às decisões do Júri.

Caso seja atribuído um prémio a um colectivo, será entregue um diploma a cada um dos membros.

Os membros do júri não podem participar do concurso.

A participação dos interessados é gratuita e voluntária.

A inscrição para a participação no concurso implica a aceitação, na letra e espírito, dos termos destes Termos de Referência.

Os vencedores do “Conhecer Moçambique Através dos Números” autorizam, implicitamente, a utilização dos trabalhos de reportagem para fins educativos, sem qualquer ónus para os patrocinadores, instituições envolvidas e organizações que apoiam a iniciativa.

5. Duração

  • Para o concurso em referência, a entrega de candidaturas inicia imediatamente após a divulgação do concurso.
  • Não serão aceites trabalhos publicados na condição de anonimato e não subscritos pela identidade de seu autor ou nome porque é habitualmente conhecido.