Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

""

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navigation

Você está aqui: Entrada / Notícias / Workshop sobre processos de produção estatística reúne representantes de instituições públicas e privadas em Nacala

Workshop sobre processos de produção estatística reúne representantes de instituições públicas e privadas em Nacala

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, entre os dias 27 a 28 de Janeiro ultimo, um workshop com os produtores e utilizadores da informação estatística, no distrito de Nacala, Província de Nampula. Participaram no evento 40 representantes de diferentes instituições, entre o governo, sociedade civil, academia, entre outras.

O evento iniciou-se com a intervenção do Presidente do Município de Nacala Porto, Raúl Novinte, que de forma calorosa deu as boas vindas aos participantes tendo agradecido a escolha do distrito de Nacala de entre os 23 distritos da província de Nampula.

 

Na ocasião, o Director de Integração, Coordenação e Relações Externas, do INE, Renato Issa Cassamo, endereçou cumprimentos em nome da Presidente do Instituto Nacional de Estatística às autoridades municipais e ao Administrador do Distrito de Nacala, ao Delegado do INE, e aos distintos participantes. Destacou, na sua intervenção, a importância de os gestores disporem de informação estatística oficial para a planificação e tomada de melhores decisões para o desenvolvimento do País, daí a preponderância da realização do evento em referênciapara partilhar e melhorar os instrumentos normativos de coordenação estatística que regulam o processo de produção de estatísticas oficiais.

 

Por seu turno o Administrador do Distrito de Nacala Porto fez menção do esforço que o INE tem feito para tornar realizadas as grandes operações como Censos e os Inquéritos quinquenais, fornecendo os resultados ao governo para sua tomada de decisão.

 

O seminário teve como objectivo dotar de conhecimentos sobre a informação estatística aos Órgãos Delegados e aos produtores e utilizadores sobre a importância e metodologia de cálculos de alguns produtos estatísticos produzidos e disseminados pelo Sistema Estatístico Nacional.

 

Dentre várias matérias abordadas no evento, há a destacar os seguintes: Sistema estatístico Nacional, Carta Africana de Estatística, Código de conduta para a produção de estatísticas oficiais, Manual de procedimentos para a produção estatística do SEN, Manual de procedimentos para aprovação técnica das operações estatísticas do Sistema Estatístico Nacional e Padronização dos documentos metodológicos.

 

Durante as suas intervenções, os participantes mostraram-se satisfeitos pela oportunidade de tomarem conhecimento sobre os processos de produção estatística oficial, enaltecendo o papel do INE em realizar eventos de natureza, no quadro do reforço da coordenação estatística do Sistema Nacional de Estatística, dotando-os de elementos para melhor aproveitamento e uso dos produtos estatísticos disponíveis nas várias plataformas de disseminação.