ARRANCA A FORMAÇÃO DOS FORMADORES CENSO AGRO-PECUÁRIO 2023/2024

CAP 1 (1).jpg

Formação de 50 formadores para o Terceiro Censo Agro-pecuário (CAP 2023/2024)

O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), deu início à formação de 50 formadores para o Terceiro Censo Agro-pecuário (CAP 2023/2024). Esta formação, que decorre desde o dia 27 de agosto e vai até 6 de setembro de 2024, na província de Gaza, tem como objectivo capacitar tecnicamente formadores que terão a responsabilidade de replicar o processo em todas as 11 províncias de Moçambique.

Este Censo, que usará uma abordagem digital e será o primeiro com representatividade distrital, será fundamental para monitorar e avaliar as mudanças no sector agro-pecuário nos últimos 15 anos, proporcionando dados essenciais para a planificação estratégica do país para o próximo ciclo de governação.


Corpo directivo do INE

Este Censo promete ser o mais abrangente da história de Moçambique, com a recolha de dados prevista para decorrer entre novembro de 2024 e março de 2025, abrangendo pequenas, médias e grandes explorações agro-pecuárias.

Na sessão de abertura, destacou-se a importância do compromisso que os formandos devem apresentar, com ênfase na qualidade da formação como factor determinante para o sucesso da CAP 2023/2024. Considerando que os dados recolhidos serão essenciais para a formulação de políticas agrárias que guiarão a próxima ronda de planificação, reflectindo o impacto do sector agro-pecuário na economia nacional.

Ao longo da formação, serão abordados diversos temas técnicos, incluindo o uso de aplicativos para a recolha de dados e as práticas de campo, garantindo que os formadores estejam plenamente capacitados para replicar o processo.


Participantes da formação dos formadores  do Censo Agro-pecuário

Esta operação visa não apenas a recolha de dados, mas também a criação de uma base sólida para monitorar o grau de cumprimento dos compromissos assumidos pelo país em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outras metas internacionais.

O INE reafirma seu compromisso em fornecer dados precisos e actualizados, essenciais para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, e convida a todos os intervenientes a participar activamente neste processo de suma importância para o futuro do país.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Para esta formação, que teve como objectivo capacitar os técnicos da área de disseminação do INE em matéria de de produção de conteúdos ...

  • thumbnail

    O IOF 2019-2020, que conta com financiamento do Banco Mundial, irá abranger um total de 13.560 Agregados Familiares, sendo 7.152 na zona urbana...

  • thumbnail

    Entre as pessoas que devem merecer a atenção particular dos governos, estão aquelas que são deixados para trás: nomeadamente as pessoas que vivem na pobreza extrema e que enfrentam ainda muitas outras situações de vulnerabilidade, incluindo crianças, jovens, pessoas com deficiência, idosos, povos indígenas, refugiados e pessoas deslocadas internamente e migrantes. As suas vozes...

  • thumbnail

    Num outro desenvolvimento, a mais alta dirigente do INE chamou a atenção dos presentes, e em particular aos futuros inquiridores, para a necessidade de um maior empenho com vista ao alcance dos objectivos pré-estabelecidos. “Um dos objectivos que pretendemos alcançar é a produção de dados estatísticos de qualidade e fiáveis, que concorram, cada vez mais, para municiar os tomadores de...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo