COMEMORAÇÃO DO DIA AFRICANO DE ESTATÍSTICA NO INE

TECNICOS WEB.jpg

Celebrou-se no dia 17 de novembro de 2023, nas instalações do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Dia Africano de Estatística, cuja data oficial é 18 de novembro.

A ocasião marcada por reflexão e reconhecimento da colaboração de todos os funcionários na prossecução dos objectivos da instituição, contou com a ilustre participação da presidente do INE, Sua Excelência Drª Eliza Mónica Magaua, juntamente com os directores nacionais, directores nacionais adjuntos, chefes de departamento, chefes de repartição e técnicos em geral.


 

A cerimónia, iniciou com a saudação de Sua Excia a Presidente do INE, dirigida a todos os funcionários e a todos membros do Sistema Estatístico Nacional. De seguida destacou o lema do presente ano, para as comemorações da efeméride, "Modernização dos ecossistemas de dados para acelerar a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana, onde espera-se reflexão sobre o papel das estatísticas oficiais e dos Big Data na transformação económica e no desenvolvimento sustentável de África".

Ao terminar a sua intervenção, partilhou parte dos Progressos e desafios alcançados pelo INE, na produção do Índice de Preços no Consumidor Nacional, que passou de três (03) para oito (08) cidades capitais que servem de referência para esta publicação, a produção e disseminação do primeiro Atlas Provincial e Nacional da Criança a partir dos dados do último Censo da População e Habitação, a Produção e Disseminação dos Mapas Censitários das Localidades, Postos Administrativos e Distritos e, finalmente a Planificação de realização do Censo Geral da População e Habitação - 2027 que será totalmente digital.

Relativamente aos produtos partilhados, foram apresentadas informações sobre os principais indicadores, eleitos para a ocasião, nomeadamente IPC, Contas Trimestrais e o IDS. Além dos temas anteriormente indicados, a ocasião serviu para apresentar o Open data: um repositório, vários pontos de acesso.


Entremeando as apresentações, interveio a senhora Engª Marta Chaquisse, Directora da Direcção de Integração Coordenação e Relações Externas (DICRE) que na contextualização recordou que o Dia Africano de Estatística foi adoptado em Maio de 1990 na conferência da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), pelos Ministros Africanos responsáveis pela Planificação e Desenvolvimento Económico. Destacou que, a data é celebrada a 18 de Novembro de cada ano, e tem como objectivo reconhecer o contributo que a Estatística tem proporcionado ao longo do tempo para o conhecimento e desenvolvimento da Sociedade.

 

Outras Notícias


  • thumbnail

    No que concerne a produção de minerais registrou-se um crescimento significativo no referido período a destacar no grupo de minerais metálicos (ouro 56.7%, rutilo 49.6% e concetrado de areais pesadas 75.6%), nos minerais não metálicos (berilo 314.6%, grafite 324.7% e quartzo diverso 628.1%), pedras preciosas e semi-preciosas (turmalinas 2333.8% e rubi 213.5%) e minerais combustíveis...

  • thumbnail

    O Censo identificou no País 2 162 focos de mineração artesanal, dos quais 1 577 são activos e 583 inactivos. Do total dos focos activos de mineração, cerca de 31% dedicam-se à exploração de Ouro. Foram identificados 229 680 mineradores artesanais e 151 688 comerciantes e prestadores de serviços aos mineradores.

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo