INE conclui formação de recenseadores para o CEMPRE 2025-2026 na Beira

IMG_0430.jpg

INE forma 190 recenseadores para realização do Censo de Empresas 2025-2026

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, de 11 a 29 de Agosto de 2025, na cidade da Beira, a formação nacional de recenseadores e controladores que vão integrar o Terceiro Recenseamento de Empresas – CEMPRE 2025-2026.

Participaram na capacitação 194 candidatos de todas as províncias, dos quais 190 concluíram com sucesso. Durante a fase prática, foram registadas 599 unidades estatísticas, incluindo empresas, estabelecimentos e instituições sem fins lucrativos.

O CEMPRE tem como principal objetivo actualizar o Ficheiro de Unidades Estatísticas (FUE), base de dados essencial para a planificação económica e social do país.

Na cerimónia de encerramento, que contou com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado na Província de Sofala, a Presidente do INE destacou a importância do profissionalismo dos recenseadores no contacto com as unidades estatísticas, sublinhando que a postura dos agentes influencia a qualidade e a credibilidade da informação recolhida.

O evento contou com a presença de autoridades locais e nacionais, que enalteceram o papel estratégico do recenseamento para o desenvolvimento económico, planificação municipal e a criação de oportunidades de emprego, sobretudo para os jovens.

Com a formação concluída, estão reunidas as condições para o arranque das actividades de campo do CEMPRE 2025-2026, enquadrado no Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional 2025-2029.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Para esta formação, que teve como objectivo capacitar os técnicos da área de disseminação do INE em matéria de de produção de conteúdos ...

  • thumbnail

    O IOF 2019-2020, que conta com financiamento do Banco Mundial, irá abranger um total de 13.560 Agregados Familiares, sendo 7.152 na zona urbana...

  • thumbnail

    Entre as pessoas que devem merecer a atenção particular dos governos, estão aquelas que são deixados para trás: nomeadamente as pessoas que vivem na pobreza extrema e que enfrentam ainda muitas outras situações de vulnerabilidade, incluindo crianças, jovens, pessoas com deficiência, idosos, povos indígenas, refugiados e pessoas deslocadas internamente e migrantes. As suas vozes...

  • thumbnail

    Num outro desenvolvimento, a mais alta dirigente do INE chamou a atenção dos presentes, e em particular aos futuros inquiridores, para a necessidade de um maior empenho com vista ao alcance dos objectivos pré-estabelecidos. “Um dos objectivos que pretendemos alcançar é a produção de dados estatísticos de qualidade e fiáveis, que concorram, cada vez mais, para municiar os tomadores de...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo