INE realiza Inquérito Nacional sobre o impacto da covid-19 nas empresas

image (15).jpg

Vai decorrer, de 22 de Junho a 4 de Julho do corrente ano, um inquérito visando apurar o impacto da pandemia provocada pelo novo coronavirus nas empresas em Moçambique. Esta informação foi revelada pelo Director Nacional de Estatísticas Sectoriais e de Empresas do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Adriano Matsimbe.

Entre outros objectivos, a operação vai recolher informação que irá permitir o aferimento do número de empresas cujo processo produtivo ressente-se seriamente dos efeitos da pandemia. Igualmente serão recolhidos dados relativos ao número de trabalhadores afectados e sua situação salarial em decorrência da doença.

De acordo com a fonte, o inquérito será realizado em todo o País com base numa amostra representantiva de 2.100 unidades produtivas abrangendo todos os sectores de actividade económica. A recolha será feita de forma directa e/ou por telefone por brigadas constituídas por funcionários do INE.

Segundo o Director Matsimbe, trata-se de uma operação que permitirá, por outro lado, medir o nível de perdas do Estado em termos de receitas fiscais, para além de obtenção de informação sobre as expectativas do empresariado relativamente a produção, procura (dos seus produtos ou serviços), preços, emprego, facturação e remunerações para os próximos meses.

“Esperamos também obter dados relativos a eventuais apoios visando minimizar os efeitos desta pandemia nas empresas. Estes e outros dados irão contribuir para uma avaliação sólida do impacto da pandemia na enconomia nacional”, acrescentou aquele responsável.

Outras Notícias


  • thumbnail

    No que concerne a produção de minerais registrou-se um crescimento significativo no referido período a destacar no grupo de minerais metálicos (ouro 56.7%, rutilo 49.6% e concetrado de areais pesadas 75.6%), nos minerais não metálicos (berilo 314.6%, grafite 324.7% e quartzo diverso 628.1%), pedras preciosas e semi-preciosas (turmalinas 2333.8% e rubi 213.5%) e minerais combustíveis...

  • thumbnail

    O Censo identificou no País 2 162 focos de mineração artesanal, dos quais 1 577 são activos e 583 inactivos. Do total dos focos activos de mineração, cerca de 31% dedicam-se à exploração de Ouro. Foram identificados 229 680 mineradores artesanais e 151 688 comerciantes e prestadores de serviços aos mineradores.

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo