INE REALIZA SEMINÁRIO DE COMPILAÇÃO DE METADADOS DOS INDICADORES DOS ODS

image (16).jpg

A Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Mónica Magaua orientou hoje dia 06 Outubro, o lançamento do seminário sobre harmonização e compilação dos metadados dos indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a decorrer no Município de Bilene Macie, Província de Gaza, que vai durar cinco dias. O encontro no qual participam o Director Nacional de Integração, Coordenação de Relações Externas do INE, Renato Cassamo, ponto focal, representante do Banco de Moçambique, pontos focais, representantes dos Órgãos Delegados do INE e o grupo de trabalho de coordenação e disseminação dos indicadores dos ODS do INE.

Na sua intervenção, a Presidente do INE afirmou que “como País, temos a responsabilidade de selecionar e estabelecer um conjunto de metas específicas que consideramos relevantes na perspectiva nacional, bem como definir os indicadores mais adequados para o acompanhamento da sua concretização”.

 

Mónica Magaua disse ainda, para operacionalização da implementação dos ODS, foi estabelecido o grupo de referência nacional, que envolve as principais instituições públicas que manuseiam e/ou lidam com parte dos ODS, bem como, foi desenvolvido o quadro nacional de indicadores para monitoria dessa implementação.

 

Na ocasião Magaua afirmou que o INE, como principal produtor de estatísticas oficiais e órgão reitor do Sistema Estatístico Nacional (SEN), tem responsabilidades acrescidas, em estreitar a coordenação e cooperação com o grupo de referência nacional e ministérios sectoriais para produzir e disponibilizar os indicadores selecionados no quadro nacional de indicadores.

 

Entende-se por metadados como “informações sobre os dados”, sendo úteis para identificar, localizar, compreender, gerir e utilizar os arquivos de dados e outros produtos das áreas de estatística e de geociências.

 

Ressalvou ainda a presidente do INE que para o contexto dos indicadores dos ODS, os metadados facilitam de forma harmonizada e padronizada os conceitos e a metodologia de cálculo dos indicadores, garantindo a comparabilidade dos indicadores a nível nacional, regional e internacional.

 

Adiante a dirigente exortou aos participantes a dedicação ao trabalho e participação activa nas discussões técnicas durante o preenchimento do modelo, por sua vez orientou que os indicadores devem estar disponibilizados no Portal do INE e ligados à ODP, plataforma de disseminação selecionada para divulgação dos indicadores dos ODS do SEN.

 

Para terminar, a presidente do INE disse que espera que deste seminário se atinja os resultados almejados, pois é “nossa pretensão que ao longo do tempo, passemos a publicar progressivamente indicadores comparáveis para monitoria da implementação dos ODS em Moçambique” afirmou Mónica Magaua.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Os resultados dos Índices de Actividades Económicas do mês de Janeiro de 2023, quando comparados com os do mês anterior, revelam uma queda do índice de volume de negócios em 6,8%. Os índices de remunerações e de emprego registaram crescimento de 1,8 % e 1,5% respectivamente. A variação negativa do volume de negócios, deveu-se ao decréscimo verificado nos sectores da Produção...

  • thumbnail

    Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), Prevê-se que o crescimento económico global caia de uma estimativa de 3,4% em 2022 para 2,9% em 2023. A previsão para 2023 é 0,2pp acima do previsto no World Economic Outlook (WEO), Outubro, 2022 De acordo com o “Tradingeconomic.com, Jan, 2023”, no IV trimestre de 2022, o PIB da China, dos Estados Unidos da América (EUA) e da Zona Euro...

  • thumbnail

    No que concerne a produção de minerais registrou-se um crescimento significativo no referido período a destacar no grupo de minerais metálicos (ouro 56.7%, rutilo 49.6% e concetrado de areais pesadas 75.6%), nos minerais não metálicos (berilo 314.6%, grafite 324.7% e quartzo diverso 628.1%), pedras preciosas e semi-preciosas (turmalinas 2333.8% e rubi 213.5%) e minerais combustíveis...

  • thumbnail

    O Censo identificou no País 2 162 focos de mineração artesanal, dos quais 1 577 são activos e 583 inactivos. Do total dos focos activos de mineração, cerca de 31% dedicam-se à exploração de Ouro. Foram identificados 229 680 mineradores artesanais e 151 688 comerciantes e prestadores de serviços aos mineradores.

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo