Workshop sobre processos de produção estatística reúne representantes de instituições públicas e privadas em Nacala

image (13).jpg

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, entre os dias 27 a 28 de Janeiro ultimo, um workshop com os produtores e utilizadores da informação estatística, no distrito de Nacala, Província de Nampula. Participaram no evento 40 representantes de diferentes instituições, entre o governo, sociedade civil, academia, entre outras.

O evento iniciou-se com a intervenção do Presidente do Município de Nacala Porto, Raúl Novinte, que de forma calorosa deu as boas vindas aos participantes tendo agradecido a escolha do distrito de Nacala de entre os 23 distritos da província de Nampula.

 

Na ocasião, o Director de Integração, Coordenação e Relações Externas, do INE, Renato Issa Cassamo, endereçou cumprimentos em nome da Presidente do Instituto Nacional de Estatística às autoridades municipais e ao Administrador do Distrito de Nacala, ao Delegado do INE, e aos distintos participantes. Destacou, na sua intervenção, a importância de os gestores disporem de informação estatística oficial para a planificação e tomada de melhores decisões para o desenvolvimento do País, daí a preponderância da realização do evento em referênciapara partilhar e melhorar os instrumentos normativos de coordenação estatística que regulam o processo de produção de estatísticas oficiais.

 

Por seu turno o Administrador do Distrito de Nacala Porto fez menção do esforço que o INE tem feito para tornar realizadas as grandes operações como Censos e os Inquéritos quinquenais, fornecendo os resultados ao governo para sua tomada de decisão.

 

O seminário teve como objectivo dotar de conhecimentos sobre a informação estatística aos Órgãos Delegados e aos produtores e utilizadores sobre a importância e metodologia de cálculos de alguns produtos estatísticos produzidos e disseminados pelo Sistema Estatístico Nacional.

 

Dentre várias matérias abordadas no evento, há a destacar os seguintes: Sistema estatístico Nacional, Carta Africana de Estatística, Código de conduta para a produção de estatísticas oficiais, Manual de procedimentos para a produção estatística do SEN, Manual de procedimentos para aprovação técnica das operações estatísticas do Sistema Estatístico Nacional e Padronização dos documentos metodológicos.

 

Durante as suas intervenções, os participantes mostraram-se satisfeitos pela oportunidade de tomarem conhecimento sobre os processos de produção estatística oficial, enaltecendo o papel do INE em realizar eventos de natureza, no quadro do reforço da coordenação estatística do Sistema Nacional de Estatística, dotando-os de elementos para melhor aproveitamento e uso dos produtos estatísticos disponíveis nas várias plataformas de disseminação.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Num outro desenvolvimento, a mais alta dirigente do INE chamou a atenção dos presentes, e em particular aos futuros inquiridores, para a necessidade de um maior empenho com vista ao alcance dos objectivos pré-estabelecidos. “Um dos objectivos que pretendemos alcançar é a produção de dados estatísticos de qualidade e fiáveis, que concorram, cada vez mais, para municiar os tomadores de...

  • thumbnail

    De acordo com organizadores do evento, o envolvimento dos usuários do sistema estatístico moçambicano na realização das metas dos ODS irá contribuir para a adquisição de uma visão geral sobre a sua importância e utilidade, bem como em relação aos seus componentes, público-alvo e as estruturas de gestão. Entre outros aspectos considerados cruciais na criação de uma estratégia de...

  • thumbnail

    Tomando como referência os dados recolhidos nas Cidades de Maputo, Beira e Nampula, ao longo do mês de Julho último, o País registou face ao mês anterior, uma deflação na ordem de 0,20%. A divisão de Alimentação e bebidas não alcoólicas foi a de maior impacto, ao contribuir no total da variação mensal com cerca de 0,22 pontos percentuais (pp) negativos.

  • thumbnail

    O concurso está aberto a concorrentes para as seguintes especialidades: Imprensa Escrita (Jornais, Revistas, etc.); Rádio; Televisão; Fotojornalismo. O concurso consistirá na produção de peças jornalísticas – Reportagens, Notícias desenvolvidas, Textos analíticos, entre outros - sobre a actividade estatística desenvolvida no País. Serão premiados os três trabalhos considerados...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo