Workshop sobre processos de produção estatística reúne representantes de instituições públicas e privadas em Nacala

image (13).jpg

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, entre os dias 27 a 28 de Janeiro ultimo, um workshop com os produtores e utilizadores da informação estatística, no distrito de Nacala, Província de Nampula. Participaram no evento 40 representantes de diferentes instituições, entre o governo, sociedade civil, academia, entre outras.

O evento iniciou-se com a intervenção do Presidente do Município de Nacala Porto, Raúl Novinte, que de forma calorosa deu as boas vindas aos participantes tendo agradecido a escolha do distrito de Nacala de entre os 23 distritos da província de Nampula.

 

Na ocasião, o Director de Integração, Coordenação e Relações Externas, do INE, Renato Issa Cassamo, endereçou cumprimentos em nome da Presidente do Instituto Nacional de Estatística às autoridades municipais e ao Administrador do Distrito de Nacala, ao Delegado do INE, e aos distintos participantes. Destacou, na sua intervenção, a importância de os gestores disporem de informação estatística oficial para a planificação e tomada de melhores decisões para o desenvolvimento do País, daí a preponderância da realização do evento em referênciapara partilhar e melhorar os instrumentos normativos de coordenação estatística que regulam o processo de produção de estatísticas oficiais.

 

Por seu turno o Administrador do Distrito de Nacala Porto fez menção do esforço que o INE tem feito para tornar realizadas as grandes operações como Censos e os Inquéritos quinquenais, fornecendo os resultados ao governo para sua tomada de decisão.

 

O seminário teve como objectivo dotar de conhecimentos sobre a informação estatística aos Órgãos Delegados e aos produtores e utilizadores sobre a importância e metodologia de cálculos de alguns produtos estatísticos produzidos e disseminados pelo Sistema Estatístico Nacional.

 

Dentre várias matérias abordadas no evento, há a destacar os seguintes: Sistema estatístico Nacional, Carta Africana de Estatística, Código de conduta para a produção de estatísticas oficiais, Manual de procedimentos para a produção estatística do SEN, Manual de procedimentos para aprovação técnica das operações estatísticas do Sistema Estatístico Nacional e Padronização dos documentos metodológicos.

 

Durante as suas intervenções, os participantes mostraram-se satisfeitos pela oportunidade de tomarem conhecimento sobre os processos de produção estatística oficial, enaltecendo o papel do INE em realizar eventos de natureza, no quadro do reforço da coordenação estatística do Sistema Nacional de Estatística, dotando-os de elementos para melhor aproveitamento e uso dos produtos estatísticos disponíveis nas várias plataformas de disseminação.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Entre outras informações, os dados do IOF servem de suporte para a formulação de políticas e programas sectoriais do Governo, sector privado,...

  • thumbnail

    Durante o referido encontro, os estados membros serão chamados a analisar o grau de cumprimento das decisões do Comité, que dentre outros se...

  • thumbnail

    Os resultados dos Índices de Actividades Económicas do mês de Janeiro de 2023, quando comparados com os do mês anterior, revelam uma queda do índice de volume de negócios em 6,8%. Os índices de remunerações e de emprego registaram crescimento de 1,8 % e 1,5% respectivamente. A variação negativa do volume de negócios, deveu-se ao decréscimo verificado nos sectores da Produção...

  • thumbnail

    Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), Prevê-se que o crescimento económico global caia de uma estimativa de 3,4% em 2022 para 2,9% em 2023. A previsão para 2023 é 0,2pp acima do previsto no World Economic Outlook (WEO), Outubro, 2022 De acordo com o “Tradingeconomic.com, Jan, 2023”, no IV trimestre de 2022, o PIB da China, dos Estados Unidos da América (EUA) e da Zona Euro...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo