Workshop sobre processos de produção estatística reúne representantes de instituições públicas e privadas em Nacala

image (13).jpg

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, entre os dias 27 a 28 de Janeiro ultimo, um workshop com os produtores e utilizadores da informação estatística, no distrito de Nacala, Província de Nampula. Participaram no evento 40 representantes de diferentes instituições, entre o governo, sociedade civil, academia, entre outras.

O evento iniciou-se com a intervenção do Presidente do Município de Nacala Porto, Raúl Novinte, que de forma calorosa deu as boas vindas aos participantes tendo agradecido a escolha do distrito de Nacala de entre os 23 distritos da província de Nampula.

 

Na ocasião, o Director de Integração, Coordenação e Relações Externas, do INE, Renato Issa Cassamo, endereçou cumprimentos em nome da Presidente do Instituto Nacional de Estatística às autoridades municipais e ao Administrador do Distrito de Nacala, ao Delegado do INE, e aos distintos participantes. Destacou, na sua intervenção, a importância de os gestores disporem de informação estatística oficial para a planificação e tomada de melhores decisões para o desenvolvimento do País, daí a preponderância da realização do evento em referênciapara partilhar e melhorar os instrumentos normativos de coordenação estatística que regulam o processo de produção de estatísticas oficiais.

 

Por seu turno o Administrador do Distrito de Nacala Porto fez menção do esforço que o INE tem feito para tornar realizadas as grandes operações como Censos e os Inquéritos quinquenais, fornecendo os resultados ao governo para sua tomada de decisão.

 

O seminário teve como objectivo dotar de conhecimentos sobre a informação estatística aos Órgãos Delegados e aos produtores e utilizadores sobre a importância e metodologia de cálculos de alguns produtos estatísticos produzidos e disseminados pelo Sistema Estatístico Nacional.

 

Dentre várias matérias abordadas no evento, há a destacar os seguintes: Sistema estatístico Nacional, Carta Africana de Estatística, Código de conduta para a produção de estatísticas oficiais, Manual de procedimentos para a produção estatística do SEN, Manual de procedimentos para aprovação técnica das operações estatísticas do Sistema Estatístico Nacional e Padronização dos documentos metodológicos.

 

Durante as suas intervenções, os participantes mostraram-se satisfeitos pela oportunidade de tomarem conhecimento sobre os processos de produção estatística oficial, enaltecendo o papel do INE em realizar eventos de natureza, no quadro do reforço da coordenação estatística do Sistema Nacional de Estatística, dotando-os de elementos para melhor aproveitamento e uso dos produtos estatísticos disponíveis nas várias plataformas de disseminação.

Outras Notícias


  • thumbnail

    No que concerne a produção de minerais registrou-se um crescimento significativo no referido período a destacar no grupo de minerais metálicos (ouro 56.7%, rutilo 49.6% e concetrado de areais pesadas 75.6%), nos minerais não metálicos (berilo 314.6%, grafite 324.7% e quartzo diverso 628.1%), pedras preciosas e semi-preciosas (turmalinas 2333.8% e rubi 213.5%) e minerais combustíveis...

  • thumbnail

    O Censo identificou no País 2 162 focos de mineração artesanal, dos quais 1 577 são activos e 583 inactivos. Do total dos focos activos de mineração, cerca de 31% dedicam-se à exploração de Ouro. Foram identificados 229 680 mineradores artesanais e 151 688 comerciantes e prestadores de serviços aos mineradores.

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo