Declaração de Qualidade

O que se espera do Instituto Nacional de Estatística?

“Estatística oficial com qualidade e imparcialidade para a 
satisfação dos utilizadores”

O Instituto Nacional de Estatística é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica e autonomias técnica, administrativa e financeira, com sede em Maputo, podendo criar, sempre que se justificar necessário, delegações ou outras formas de representação em qualquer parte do país.

No desempenho de suas funções, o INE rege-se pelos princípios orientadores do Sistema Estatístico Nacional (SEN) definidos pela Lei n.º 7/96, de 5 de Julho, pelos seus Estatutos aprovados pelo Decreto Presidencial n.º 9/96, de 28 de Agosto e demais legislação aplicável a pessoas colectivas de direito público.

A informação estatística oficial deve:

  • Satisfazer as necessidades dos utilizadores
  • Ser fiável e reflectir as realidades que se pretendem retractar
  • Ser actual, pontual e oportuna
  • Ser facilmente acessível

Objectivos e fins do INE

Produzir e difundir informação estatística oficial atempada, que responda as necessidades da planificação, gestão macro-económica, financeira e social bem como dos utilizadores em geral, que reflicta a situação da estrutura e tendência do desenvolvimento nacional e luta contra a pobreza.

A Estatística é um instrumento importante para a gestão económica, social e ambiental de qualquer país, por esta razão, o INE foi criado com o objectivo de produzir e difundir informação Estatística oficial do país. 

Atendimento de utilizadores

O INE compromete-se a garantir um atendimento personalizado, eficiente e cortês, com o objectivo de responder  todas as expectativas dos utilizadores que o contactem, da seguinte forma:

  • No edifício no qual o INE se encontra, estão colocadas placas de orientação que permitem o utilizador chegar à direcção ou gabinete que  pretende, dependendo do assunto que o leva a procurar o INE;
  • Uma vez no gabinete, o utilizador será atendido por qualquer funcionário que se encontre no local, devidamente identificado com um crachá, possuidor de conhecimentos suficientes para lhe prestar directamente pequenas informações e/ou encaminhar para o sector em causa se for o caso;
  • Os utilizadores serão atendidos no horário entre as 7h e 45min e as 15h e 30min dos dias úteis como em todas as repartições públicas.

Resposta rápida aos pedidos

O Departamento de Difusão e Documentação (DDD) é responsável pelo apoio aos utilizadores na consulta e no acesso à informação estatística oficial, tendo em vista a sua utilização para a planificação do desenvolvimento sócio-económico do País. Nesta perspectiva, os utilizadores podem contactar ao DDD, por telefone, e-mail, fax ou dirigirem-se pessoalmente ao Departamento do INE responsável pela publicação.

Quanto aos pedidos de informação estatística geral,  o INE está aberto a receber todos os pedidos por telefone, que serão respondidos imediatamente ou dentro de dois dias úteis.

No que concerne ao atendimento directo dos utilizadores que se deslocam pessoalmente ao DDD, o INE compromete-se a fornecer a informação pretendida no prazo acordado.

Relativamente a pedidos de informação estatística que precisem de ser preparados e/ou elaborados especificamente, o INE compromete-se a dar resposta a estes pedidos dependendo do tempo que necessitar ser preparada. Neste caso o utilizador será informado sobre o tempo requerido para a preparação da informação.

Apoio no preenchimento de questionários:

O INE efectua periodicamente a recolha da informação através de inquéritos estatísticos junto dos agregados familiares e unidades industriais e comerciais e de prestação de serviços, para efeitos de elaboração de diferentes indicadores estatísticos sócio-económicos. Os inquiridos podem fornecer a informação aos agentes do INE, através de entrevista ou do envio de questionário de auto-preenchimento, conforme estipulado pela metodologia do requerente em causa.

Os trabalhadores do INE, das áreas em questão, estão dispostos a explicar detalhadamente aos inquiridos o conteúdo dos questionários de inquéritos estatísticos e as respectivas instruções de preenchimento. O INE está sempre disponível a responder a estes pedidos.

Serviços de Divulgação

A informação sobre os produtos estatísticos disponíveis e disponibilizáveis, encontram-se descritas no catálogo de publicações, no Portal e nos folhetos sobre diversos tipos de produtos e serviços de informação estatística.

Divulgação pontual da informação estatística

Para que os utilizadores possam conhecer claramente os prazos de divulgação de informação estatística, o INE elaborou um calendário de publicações que está disponível seu Portal: www.ine.gov.mz

Como forma de facilitar o acesso da informação estatística oficial, o INE divulga, de forma regular, toda a informação estatística disponível, quer mensalmente, trimestral e anualmente, entre outra.

Geralmente, são divulgados em primeiro lugar, os resultados resumidos dos inquéritos que tenham decorrido num determinado momento e que seja de interesse público. As formas utilizadas são várias, destacando-se entre elas os meios de Comunicação Social para uma maior abrangência. A informação mais pormenorizada é difundida através do Portal  do INE e/ou em forma de publicações (CD e em Papel).

Aperfeiçoamento de serviços

Para que os cidadãos possam consultar a informação estatística de forma fácil e rápida, o INE tem disponível um Portal, no qual foram introduzidas novas funções, tais como, apresentação de projectos estatísticos, apresentação da informação estatística actualizada,  bem como uma função respeitante à pesquisa da informação disponível. Inclui também um link para acesso à informação estatística oficial de responsabilidade do Banco de Moçambique.

Outra forma que o INE adoptou para oferecer a informação estatística, é através de consulta junto da biblioteca situada nas suas instalações, nos Serviços Centrais e nas suas Delegações Provinciais.

Opiniões e sugestões

O INE está aberto a opiniões e sugestões concretas apresentadas por quaisquer pessoas sobre o trabalho efectuado pelo INE, que devem ser canalizadas através dos locais de atendimento.